Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Anemia: sintomas, tratamentos e prevenção

    Anemia: sintomas, tratamentos e prevenção

    Anemia é a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue do paciente está abaixo do normal, como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais para o corpo, seja qual for a causa dessa deficiência.

    As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro é a mais comum.


    Você sabia? Estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro!

    O que é:

    A anemia é uma condição que se desenvolve quando o sangue não tem glóbulos vermelhos suficientes ou hemoglobina. A hemoglobina é uma parte principal dos glóbulos vermelhos e se liga ao oxigênio. Se você tem poucos glóbulos vermelhos anormais ou sua hemoglobina está anormal ou baixa, as células do seu corpo não recebem oxigênio suficiente.

    Os sintomas incluem cansaço frequente, falta de disposição e pele muito pálida, que podem estar relacionados com a falta de ferro no sangue, ou devido a alguma deficiência de algum outro nutriente ou sangramento persistente.

    Outros sintomas são: Cansaço fácil, pele pálida, falta de disposição, dores de cabeça frequentes, irritabilidade, pouca força muscular, dificuldade para ganhar músculos e perda repentina de peso.

    Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela anemia, muito embora homens (adolescentes e adultos) e os idosos também possam ser afetados pela anemia.


    Causas:

    A causa principal da anemia é quando o sangue não tem glóbulos vermelhos suficientes. Isso pode acontecer por diversas maneiras, entre elas deficiência do corpo, sangramentos (que faz com que você perca glóbulos rapidamente) ou quando seu próprio corpo destrói os glóbulos.

    Doenças também podem ser causas para o desenvolvimento de anemia, como infecções, doenças autoimunes e tratamento para câncer (radioterapia e quimioterapia).

    Existem também alguns fatores de risco que facilitam o desenvolvimento de anemia, como uma dieta pobre em vitaminas, distúrbios intestinais, hemorragias, menstruações intensas, gravidez e, em casos mais raros, condições crônicas, como tumores e insuficiência renal.


    Tipos de anemia:

    A anemia pode ser dividida em seis tipos:

    Ferropriva:

    É decorrente da deficiência de ferro dentro do organismo levando à uma diminuição da produção, tamanho e teor de hemoglobina dos glóbulos vermelhos, hemácias. O ferro é essencial para a produção dos glóbulos vermelhos e seus níveis baixos no sangue comprometem toda a produção das hemácias.

    Por deficiência de vitamina B12:

    Ocorre por conta da baixa contagem de hemácias devido a baixa quantidade da vitamina no organismo. As anemias causadas por deficiência de vitamina B12 são chamadas de anemias perniciosas. É muito comum em vegetarianos e veganos, por conta desta vitamina ser encontrada principalmente em carnes, ovos e leites.

    Hemolítica:

    Neste tipo de anemia, os glóbulos vermelhos no sangue são destruídos antes do tempo normal, sem dar tempo de serem repostos pela medula óssea. Ocorre quando a medula óssea não é capaz de repor os glóbulos vermelhos que estão sendo destruídos. Também tem sua forma autoimune, que ocorre quando o sistema imunológico identifica de maneira errada seus próprios glóbulos vermelhos como corpos estranhos, desenvolvendo anticorpos que atacam as hemácias e destruindo-as.

    Falciforme:

    É uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue (tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome). E como essas células têm sua membrana alteradas, elas rompem com maior facilidade, causando a doença.

    Aplástica:

    É rara e apresenta risco de vida. Ocorre quando seu corpo não produz uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos. As causas são, geralmente, infecções, doenças auto-imunes e exposição a produtos químicos tóxicos. A doença pode se manifestar de diferentes formas e intensidades.

    Causada por outras doenças:

    Algumas doenças podem afetar a capacidade do corpo de produzir glóbulos vermelhos. Tratamentos quimioterápicos também pode prejudicar a capacidade do corpo de fazer novos glóbulos vermelhos.


    Dicas:

    • Tenha uma dieta rica e variada: A maioria das anemias são causadas por uma dieta pobre em nutrientes e ferro.

    • Em casos de sangramentos em excesso, vá ao médico! A perda de sangue também pode causar a doença.

    • Consuma alimentos com bastante ferro e outras vitaminas essenciais, como: Fígado de boi, peixe, gema de ovo, feijão, lentilha, ervilha, beterraba e folhas escuras (brócolis, espinafre, couve e agrião);

    • Se você é vegetariano ou vegano, tente encontrar alternativas para consumir os nutrientes necessários, como cápsulas e complexos vitamínicos, por exemplo;

    • Se você está grávida, procure tomar complexos vitamínicos para completar os níveis de vitaminas deficientes no corpo;


    Tratamento:

    O tratamento da doença depende inteiramente do seu tipo e causa.

    Em casos de anemia ferropriva ou por deficiência de de vitamina B12 o tratamento geralmente envolve tomar suplementos da vitamina em deficiência e fazer mudanças na sua dieta. Se a causa da deficiência de ferro é perda de sangue, a fonte do sangramento deve ser localizada e interrompida. Isso pode envolver a cirurgia. Se o seu sistema digestivo tiver problemas para absorver a vitamina B12 dos alimentos que você come, você pode precisar de injeções de vitamina B12.

    No caso de anemias aplásticas, o tratamento inclui transfusões de sangue para aumentar os níveis de glóbulos vermelhos. Você pode precisar de um transplante de medula óssea, caso ela esteja doente e não consiga produzir células sanguíneas saudáveis.

    O tratamento de anemias hemolíticas inclui em tratar infecções relacionadas e tomar medicamentos que suprimem seu sistema imunológico, que podem estar atacando seus glóbulos vermelhos.

    Em casos de anemias falciformes, o tratamento inclui a administração de oxigênio, medicamentos para o alívio da dor e fluidos orais e intravenosos para prevenir complicações. Também podem recomendar transfusões de sangue, suplementos de ácido fólico e antibióticos. Em casos mais graves, um transplante de medula óssea pode ser necessário.

    Encontre o médico ideal para tratar sua anemia ou qualquer outro sintoma que esteja te incomodando aqui.


    Remédios indicados:

    Folifolin: É um medicamento indicado no tratamento das anemias devido à deficiência do ácido fólico.

    • Aldosterin

      Aldosterin

      1 apresentações
      sem oferta :(
      sem oferta :(

    Endofolin: É um suplemento de ácido fólico e vitamina B9 para o tratamento da anemia. Pode ser encontrado na forma de gotas, líquido ou comprimido.

    • Aldosterin

      Aldosterin

      1 apresentações
      sem oferta :(
      sem oferta :(

    Vitafer: É um medicamento indicado como auxiliar no tratamento das anemias de carências vitamínicas, como suplemento mineral em dietas restritivas e inadequadas, convalescença e como suplemento mineral em crianças em fase de crescimento, na gestação e aleitamento e para idosos.

    • Aldosterin

      Aldosterin

      1 apresentações
      sem oferta :(
      sem oferta :(

    Alginac: É um medicamento anti-inflamatório diclofenaco sódico com as vitaminas B1, B6 e B12, possuindo ação analgésica, antineurítica e anti-inflamatória.

    • Aldosterin

      Aldosterin

      1 apresentações
      sem oferta :(
      sem oferta :(

    Hemototal: É um suplemento de ferro indicado para o tratamento de anemias ferroprivas.

    Fervit: É um medicamento utilizado no tratamento de deficiências de ferro no sangue.

    Fetrival: É um composto de ferro utilizado notratamento de anemias .

    Iberol: É um medicamento indicado no tratamento da anemia ferropriva, acompanhada ou não por deficiência do complexo B.

    Profol: É um suplemento vitamínico para recém-nascidos, lactentes, idosos e crianças em fase de crescimento, além de estimulante de apetite.

    Permadoze: É um medicamento utilizado na prevenção e no tratamento de uma doença de deficiência sanguínea e outras condições com deficiência de vitamina B12.