Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Aprenda como fazer um protetor solar caseiro! (DIY)

    Aprenda como fazer um protetor solar caseiro! (DIY)

    protetor solar é um produto tópico de saúde e bem-estar, e que protege sua pele dos raios ultravioleta (UV) do sol. Cerca de 1 em cada 5 estadunidenses desenvolverá câncer de pele em sua vida, de acordo com a American Academy of Dermatologists (AAD).

    Este produto é uma ferramenta que você pode usar para evitar os efeitos prejudiciais da superexposição ao sol.

    Por razões de custo, conveniência ou segurança, você pode estar interessado em fazer seu próprio protetor solar a partir do zero.

    Mas antes de abrir os frascos de vidro e aloe vera, você deve entender como é difícil fazer o seu próprio protetor ser eficaz - e como é importante que ele funcione e cumpra com seu objetivo, que é proteger a pele.

    Ao longo deste conteúdo iremos explorar alguns mitos populares sobre o protetor solar “DIY” (acrônimo em inglês que significa “faça você mesmo”). Além disso, também forneceremos algumas receitas para você fazer seu próprio protetor levando sempre como ponto principal realmente proteção da sua pele.

    O que faz um protetor solar ser eficaz

    Bom, este é um daqueles produtos que parece vir com seu próprio dicionário para entender o rótulo. Para entender o que torna um protetor solar eficaz, primeiro vamos detalhar alguns termos usados ​​para descrevê-lo.

    Fator de proteção solar (FPS)

    FPS significa “fator de proteção solar”. É uma estimativa numérica de quão bem um produto protege sua pele dos raios ultravioleta B (UVB), e é por isso que um número é usado para representar o FPS

    A American Academy of Dermatologists (AAD) recomenda o uso de um produto com FPS de 30 no mínimo.

    Amplo espectro

    Protetores solares de amplo espectro protegem sua pele dos raios UVB do sol, bem como dos raios ultravioleta A (UVA).

    Enquanto os raios UVB estão mais intimamente ligados a causar câncer de pele, os raios UVA ainda podem danificar sua pele e penetrar profundamente nas camadas da pele para acelerar as rugas. É por isso que uma proteção solar de amplo espectro é uma aposta melhor para a proteção solar.

    ENCONTRE E COMPARE OS MELHORES PREÇOS DE PROTETOR SOLAR DE AMPLO ESPECTRO AQUI!

    Bloqueador solar ou "sun block"

    Bloqueador solar ou “sun block”é são termos que são utilizados para descrever os produtos que protegem a pele dos raios UV. Este tipo de produto se caracteriza por ficar sob a pele, ao invés de ser absorvido.

    A maioria dos produtos de proteção solar em geral contém uma mistura de protetor solar e bloqueador solar.

    Ingredientes químicos usados para proteção solar

    Nos Estados Unidos, os produtos de proteção solar são regulamentados como medicamentos de venda livre pela Food’s and Drug’s Administration (FDA). Isso significa que a maioria dos ingredientes de proteção solar precisa ser avaliada quanto à eficácia e segurança antes que estes possam ser oferecidos ao mercado consumidor.

    Mesmo assim, nos últimos anos, certos ingredientes dos protetores contra o sol passaram a ser examinados em relação à incidência do aceleramento de danos à pele e, possivelmente, também pela contribuição deste produto para o risco de câncer. Oxibenzona, palmitato de retinila e parabenos são alguns dos ingredientes que preocupam os fabricantes e consumidores.

    Protetor solar natural

    Os filtros solares naturais são normalmente associados a produtos e misturas de ingredientes que não contêm um filtro químico de proteção solar.

    Eles são tipicamente livres de parabenos, bem como os ingredientes: oxibenzona, avobenzona, octisalate, octocrylene, homosalate e octinoxate.

    A maioria dos protetores solares naturais usa ingredientes ativos das plantas para cobrir a pele e refletir os raios UV das camadas da pele. Os ingredientes ativos tendem a ser feitos de minerais, como dióxido de titânio ou óxido de zinco, ao contrário dos produtos químicos.

    Protetores solares eficazes bloqueiam raios UVA e UBV

    Agora que temos algumas definições bem assertivas, vamos a explicação do que faz um filtro solar efetivo.

    Protetores solares eficazes e filtros solares refletem ou dispersam os raios UVA e UVB nocivos para que não possam penetrar na sua pele.

    Depois que os raios se dispersam, o material orgânico (os componentes cremosos das fórmulas de filtro solar) absorvem a energia dos raios e distribui a energia sobre a pele na forma de calor. (Física!)

    Mas aqui está o “pulo do gato” sobre protetores solares que se faz com ingredientes à base de plantas, como óleo de semente de framboesa vermelha: Enquanto eles podem proteger de alguns raios UV, eles não contêm um poderoso bloqueador UV.

    Sem o filtro de dióxido de titânio, óxido de zinco ou outro ingrediente químico que provou se espalhar ou refletir os raios UV, nenhum protetor solar que você fizer funcionará para proteger sua pele.

    É por isso que no início deste ano, o FDA atualizou seus requisitos para produtos de proteção solar. Para serem considerados geralmente reconhecidos como seguros e eficazes (GRASE), os produtos de proteção solar precisam incluir dióxido de titânio ou óxido de zinco.

    Receitas de protetor solar caseiro (DIY)

    Há uma grande variedade de receitas de como se fazer um protetor solar caseiro na internet. No entanto, poucos deles realmente protegem efetivamente sua pele dos raios UVB e UVA, que são causadores do câncer de pele.

    Protetor solar caseiro com aloe vera e óleo de coco

    Aloe vera é um bom ingrediente ativo para compor seu protetor solar caseiro, juntamente do óleo de coco. É comprovado que ambos ingredientes tratam e previnem queimaduras na pele.

    Observação: essa receita não é à prova d'água e precisará ser reaplicada com frequência.

    Ingredientes

    • 1/4 de xícara de óleo de coco (este ingrediente tem um FPS de 7);

    • 2 (ou mais) colheres de sopa de óxido de zinco em pó;

    • 1/4 xícara de gel de aloe vera puro (usar aloe vera com no mínimo 50% de pureza);

    • 25 gotas de óleo de extrato de noz para aroma;

    • 1 xícara (ou menos) de manteiga de karité para uma consistência de creme.

    Instruções

    1. Combine todos os ingredientes, exceto o gel de óxido de zinco e aloe vera, em uma panela média. Deixe a manteiga de karité e os óleos derreterem em fogo médio;

    2. Deixe esfriar por vários minutos antes de mexer no gel de aloe vera;

    3. Deixe esfriar completamente antes de adicionar o óxido de zinco. Misture bem para se certificar de que o óxido de zinco é distribuído por toda parte. Você pode querer adicionar um pouco de cera de abelha ou outra substância cerosa para uma consistência mais rígida.

    Guarde em um frasco de vidro e mantenha em local fresco e seco até que esteja pronto para usar.

    Protetor solar caseiro em spray

    Para fazer um protetor solar caseiro em spray, combine os ingredientes conforme descrito acima, MENOS a manteiga de karité.

    Uma vez que a mistura tenha esfriado completamente, você pode adicionar um pouco mais de gel de aloe vera e um óleo veicular, como o óleo de amêndoa, que tem suas próprias propriedades de FPS, até que a mistura tenha uma consistência pulverizável.

    Após isso, armazene a mistura em um frasco de spray e mantenha ele refrigerado para obter melhores resultados.

    Protetor solar caseiro para pele oleosa

    Se você tem a pele oleosa, muito provavelmente você irá estranhar de espalhar um filtro solar caseiro que é composto por muitos ingredientes que sejam de óleo. Contudo, alguns óleos essenciais podem realmente corrigir a superprodução de sebo (oleosidade) em sua pele.

    Se você está preocupado com o acúmulo de óleo em sua pele, siga a receita acima, mas troque o óleo de coco (que é conhecido por ser comedogênico) por outro óleo transportador, como óleo de jojoba ou óleo de amêndoa doce .

    Protetor solar caseiro à prova d'água caseiro

    Embora algumas receitas possam afirmar ser à prova d'água, não há realmente nenhuma ciência que sustente a ideia de um filtro solar à prova d'água feito em casa.

    Os ingredientes que tornam a proteção solar à prova d'água são os mesmos ingredientes altamente processados ​​que os consumidores mais naturais e os fabricantes de protetor solar DIY procuram evitar.

    Estes ingredientes permitem que a sua pele absorva os componentes bloqueadores solares do protetor solar, e eles só podem ser fabricados em laboratório. 

    A importância de usar o protetor solar

    É válido se preocupar com alguns dos ingredientes das marcas de protetores solares populares, mas isso não significa que você deve ignorar a proteção da pele contra o sol por conta disso.

    Há uma série de pesquisas que atestam que usar o filtro solar reduz o risco de queimaduras solares, o que, por sua vez, diminui o risco de lesões que podem levar ao melanoma (câncer de pele).

    Claro, use o bom senso sobre os limites do que um protetor solar pode fazer. Mesmo que o protetor solar seja resistente à água ele deve ser reaplicado a cada duas horas para que se tenha melhores resultados.

    Sentar-se à sombra, usar roupas de proteção contra o sol e um chapéu e limitar o tempo total de exposição ao sol devem ser partes adicionais do seu plano para se proteger contra o sol.

    Perspectiva geral

    A verdade é que não há muita informação por aí apoiando a idéia de protetor solar caseiro.

    Sem um diploma de química ou experiência farmacêutica, é difícil para qualquer pessoa que não tenha experiência calcular o quanto óxido de zinco ou dióxido de titânio uma receita de um filtro solar precisa ter para uma proteção solar adequada.

    Grandes equipes compostas inteiramente por químicos passam anos ou até mesmo décadas para ajustar e aperfeiçoar os produtos de proteção solar que a FDA considera seguros e aceitáveis. As chances de você aperfeiçoar um protetor solar seguro e eficaz para comparar com os produtos no mercado são escassas.

    A boa notícia é que você não precisa se contentar com as coisas ruins, mesmo que você não consiga usar protetor solar.

    Há uma abundância de protetores solares que não contêm o ingrediente preocupante oxibenzona, que pode alterar os hormônios reprodutivos humanos (isso sem mencionar o dano que causa aos recifes de corais).

    Novos produtos naturais saem todos os anos, e o FDA tem mostrado preocupação com ingredientes possivelmente nocivos nos protetores solares, atualizando suas diretrizes a cada ano que passa.

    Com uma base de consumidores proativa e instruída e a força das tendências de produtos naturais e de bem-estar, podemos esperar que as melhores opções de filtro solar cheguem às prateleiras durante os próximos verões que estão por vir.

    Enquanto isso, tente encontrar a melhor opção de filtro solar que você se sinta confortável usando - seja ele caseiro, um produto mais natural ou um produto recomendado por seu dermatologista.

    Não conhece um dermatologista? Encontre um profissional desta e de outras especialidades clicando aqui!