Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Assaduras em bebês: descubra o que a fralda tem a ver com isso!

    Assaduras em bebês: descubra o que a fralda tem a ver com isso!

    Com o nascimento do seu filho, você terá um novo significado à expressão "bebê mole". Isso ocorre, pois existe um local onde a pele do bebê pode rapidamente ficar vermelha e irritada por conta da fralda e outras condições.

    Você deve esperar que seu bebê sinta alguma vermelhidão e irritação de vez em quando. No entanto, alguns bebês desenvolvem assaduras que ocorrem com alto grau de frequência ou que parecem incomumente irritadas.

    Nesse caso, pode ser necessário usar de tratamentos que vão além dos cuidados preventivos e típicos. Felizmente, existem outros tratamentos disponíveis atualmente e que podem ajudar a limpar as assaduras do bebê.

    O que causa assaduras

    A assadura decorrente do uso de fraldas geralmente ocorre devido a uma ou mais das seguintes causas:

    Alergias

    A pele do seu bebê pode ficar irritada devido a perfumes, sabonetes ou corantes presentes na fralda. O bebê também pode ser alérgico a roupas, toalhas ou produtos que foram usados na lavagem de suas roupas.

    Se você trocou a marca das fraldas recentemente (ou experimentou um novo produto), e notou que a pele do seu bebê ficou irritada devido ao seu uso, pode ser que este sintoma signifique uma reação alérgica.

    Uso de antibióticos

    Se o seu bebê estiver tomando medicamentos antibióticos, é possível que o fármaco possa matar suas bactérias "boas" juntamente das bactérias nocivas. Com isso, um tipo de fungo pode começar a crescer excessivamente como resultado, causando assaduras.

    ATENÇÃO: Se você estiver amamentando e tomando antibióticos, seu bebê também corre um risco maior de assaduras.

    Infecção

    Assaduras que não desaparecem são frequentemente o resultado de uma infecção por fungos. A fralda do bebê é uma área quente e úmida que atrai naturalmente leveduras que podem levar à infecção. O fungo Candida albicans (o termo médico para levedura) é um culpado comum por causar assaduras. A pele aparece avermelhada com pontinhos ou saliências vermelhas nas bordas.

    Irritação

    Suor, umidade, acidez da urina e cocô também podem causar assaduras. Estes sintomas são especialmente verdadeiros e característicos, ainda mais se o seu bebê estiver com diarreia. Com um quadro diarreico, bebês deixam a fralda frequentemente úmida e com cocô.

    A assadura das fraldas pode tornar seu bebê cada vez mais sensível às trocas de fraldas. Seu bebê pode ficar agitado e chorar enquanto você estiver limpando a sua pele.

    Tratamentos prescritos

    O tratamento típico para assaduras inclui manter o bumbum do bebê o mais limpo e seco possível.

    Além disso, você também pode tentar:

    • Trocar as fraldas assim que notar sinais de umidade;

    • Limpar a área com um pano macio ou lenço umedecido;

    • Permitir que a pele seque ao ar, naturalmente;

    • Aplicar um creme de fraldas que contenha óxido de zinco.

    Se esses tratamentos não funcionarem tão bem, o médico do seu bebê poderá prescrever pomadas tópicas e direcionadas. O médico do seu filho examinará a área para determinar se ela parece ter alguma infecção fúngica ou bacteriana. Se necessário, o médico do seu filho pode coletar uma amostra de pele para determinar a causa exata.

    Exemplos de tratamentos com receita médica, e que podem ajudar o seu bebê a se livrar de assaduras persistentes incluem:

    Se a infecção é de natureza bacteriana, o médico também pode prescrever antibióticos orais. Mas você nunca deve aplicar hidrocortisona sem receita ou antibióticos tópicos nas assaduras do bebê.

    ATENÇÃO: Use medicamentos com receita médica ou obtenha aprovação do seu médico antes de usar tratamentos sem receita!

    Você também deverá evitar produtos que possam ser prejudiciais ou potencialmente tóxicos para os bebês, incluindo os seguintes ingredientes:

    Usar pomadas medicamentosas que não são adequadas para as assaduras do bebê pode causar mais mal do que de fato ajudar em algo.

    Tratamento em casa

    Você também pode tomar medidas em casa para tratar as assaduras do bebê enquanto os tratamentos com prescrição entram em vigor. Tente algumas dessas idéias para o tratamento das assaduras em casa:

    Arejar a pele do bebê

    Programe períodos de tempo durante o dia em que o bebê não usa fralda para permitir que a pele seque naturalmente e fique arejada. Você pode por exemplo colocá-lo em um colchonete impermeável ou lavável por períodos de 10 minutos para permitir à pele maior exposição ao ar.

    Aumentar o tamanho de fralda

    Fraldas muito apertadas podem fazer com que haja mais umidade próxima da pele. Ao aumentar temporariamente o tamanho das fraldas, você pode reduzir com a irritação e a umidade de uma assadura existente. Além disso, por vezes pode haver necessidade de trocar as fraldas do bebê durante a noite para evitar o excesso de umidade em contato com a pele por um período muito longo.

    COMPARE OS MELHORES PREÇOS DE DIVERSAS MARCAS DE FRALDAS AQUI!

    Faça uma aplicação de produtos em duas partes (se necessário)

    Se o seu médico prescrever um creme tópico especial, pergunte se a aplicação de um protetor (como a vaselina) sob o creme poderá ajudar seu bebê. Essa medida pode impedir que afralda do bebê fique colado ao creme medicamentoso. Esta prevenção não é recomendada para todos os bebês, pois a vaselina pode afetar a capacidade da pele de arejar.

    Quando consultar um médico

    Ligue para o pediatra se a assadura do bebê não desaparecer ou diminuir após alguns dias de cuidados em casa. Alguns outros sinais de que as assaduras do seu filho podem exigir cuidados médicos com receita médica incluem:

    • Pele sangrando, escorrendo ou coçando muito;

    • Febre junto com a assadura;

    • Se a assadura parecer estar causando dor ao seu filho a cada micção e/ou evacuação.

    Caso seu bebê esteja sentindo algum dos sintomas citados anteriormente, encontre um médico para tratar adequadamente do seu problema de saúde aqui.

    • Floratil

      Floratil

      7 apresentações
      R$ 25,41
      R$ 25,41

    O médico do seu filho pode examinar a assadura e fazer recomendações conforme necessário para o tratamento adequado.

    Perspectiva

    A assadura decorrente do uso das fraldas é uma complicação que causa coceira e bastante desconforto nos bebês. Se seu bebê apresentar assaduras, talvez seja necessário considerar:

    • Troca da marca das fraldas que seu bebê está usando;

    • Usar toalhas, panos ou lenços adequados a pele de bebês;

    • Adicionar um produto protetor se for usar pomadas para tratar assaduras;

    • Trocar as fraldas com mais frequência.

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!