Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Atropina: Para quais condições é indicado?

    Atropina: Para quais condições é indicado?

    Antes de tudo, entenda o que é este medicamento :

    Atropina é um medicamento de uso injetável conhecido comercialmente como Atropina, que é um estimulante do sistema nervoso parassimpático que age inibindo a atividade do neurotransmissor acetilcolina.

    Como a Atropina age no organismo?

    A Atropina é usada para combater arritmias cardíacas, mal de Parkinson, a intoxicação por inseticidas, em caso de úlcera péptica, cólicas renais, incontinência urinária, secreções do sistema respiratório, cólica menstrual, para diminuir a salivação durante a anestesia e intubação, bloqueio cardíaco, e como coadjuvante em radiografias gastrointestinais.

    Bloqueia a acetilcolina em receptores presentes em músculos lisos, músculo cardíaco, nodos sinoatrial e átrio-ventricular do coração e glândulas exócrinas; inibe as secreções salivar e brônquica e a sudorese; dilata as pupilas e aumenta a frequência cardíaca; em doses mais altas diminui a motilidade gastrintestinal e urinária e inibe a secreção ácida do estômago. Como antídoto, a Atropina antagoniza as ações dos inibidores da colinesterase, diminuindo as secreções salivar e brônquica e o estreitamento dos brônquios.

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!

    Quais doenças a Atropina pode combater?

    Arritmias cardíacas

    Arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração. Elas são de vários tipos: taquicardia, quando o coração bate rápido demais; bradicardia, quando as batidas são muito lentas, e casos em que o coração pulsa com irregularidade (descompasso), sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca.

    Sintomas:

    Os mais comuns são palpitações ou “batedeiras”, desmaios e tonturas. Em outros casos, podem apresentar confusão mental, fraqueza, pressão baixa e dor no peito. Mas, muitas vezes, as arritmias cardíacas não provocam sintomas, sendo uma doença silenciosa e, por isso, perigosa. Em casos graves, pode ocorrer parada cardíaca, que pode levar à morte súbita.

    Mal de Parkinson

    A principal causa da doença de Parkinson é a morte das células do cérebro, em especial, na área conhecida como substância negra, responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor que, entre outras funções, controla os movimentos.

    Doença neurológica, crônica e progressiva, sem causa conhecida, que atinge o sistema nervoso central e compromete os movimentos. Quanto maior a faixa etária, maior a incidência da doença de Parkinson.

    Sintomas:

    -Tremores involuntários em situação de repouso;

    -Rigidez muscular;

    -Lentidão de movimentos;

    -Passos mais lentos e arrastados;

    -Perda das expressões faciais;

    -Depressão;

    -Dores musculares constantes;

    -Constipação.

    Intoxicação por inseticidas

    Muitos inseticidas podem causar intoxicações depois de ingeridos, inalados ou absorvidos pela pele. Os sintomas podem incluir olhos lacrimejantes, tosse, problemas cardíacos e dificuldades de respiração. O diagnóstico é baseado em sintomas, exames de sangue e em uma descrição dos eventos envolvidos com a intoxicação.

    Úlcera péptica

    Úlcera péptica é uma ferida na parede do estômago ou na primeira parte do intestino delgado. Esta área do intestino delgado é chamada de duodeno. As úlceras pépticas podem ser nomeadas de acordo com sua localização. Por exemplo, as chamadas úlceras gástricas estão localizadas no estômago.

    Cólicas Renais

    Dor intensa e aguda que pode oscilar, e que é proveniente dos rins. É conhecida por ser uma das dores mais atrozes que acometem o ser humano, e costuma ser causada pela presença de cálculos (pedras) nos rins.

    Incontinência urinária

    Tipos:

    • Incontinência urinária de esforço: O sintoma inicial é a perda de urina quando a pessoa tosse, ri, faz exercício, movimenta-se;

    • Incontinência urinária de urgência. Mais grave do que a de esforço, caracteriza-se pela vontade súbita de urinar que ocorre em meio as atividades diárias e a pessoa perde urina antes de chegar ao banheiro;

    • Incontinência mista: Associa os dois tipos de incontinência acima citados e o sintoma mais importante é a impossibilidade de controlar a perda de urina pela uretra.

      Bloqueio cardíaco

    Existem três tipos de bloqueio cardíaco, variando de leve a grave:

    • Bloqueio cardíaco de primeiro grau: é a forma mais leve de bloqueio cardíaco. Neste caso, os sinais elétricos se movem mais lentamente que o normal, mas todos os sinais alcançam os ventrículos. Geralmente não há sintomas, e os batimentos cardíacos e os batimentos cardíacos são normais.

    • Bloqueio cardíaco de segundo grau: um bloqueio cardíaco de segundo grau significa que alguns dos sinais elétricos não estão atingindo os ventrículos. Isso faz com que “batimentos cardíacos caídos”.

    • Bloqueio cardíaco de terceiro grau ou completo: Este é o tipo mais grave de bloqueio cardíaco. Nesta condição, nenhum sinal elétrico pode alcançar os ventrículos. Os ventrículos compensam contraindo sozinhos, mas a uma frequência muito mais lenta do que a do coração para manter sua função plena.

    Sintomas:

    • Tontura ou tontura

    • Desmaio (síncope)

    • Dor no peito

    • Falta de ar

    • Palpitações

    • Pulsação lenta

    • Fraqueza ou fadiga

    Outras indicações deste medicamento são: secreções do sistema respiratório; cólicas menstruais; diminuir a salivação durante a anestesia e intubação e coadjuvante em radiografias gastrointestinais.

    Contraindicações de atropina:

    Atropina é contraindicada para pacientes com quadro de: asma, glaucoma ou tendência ao glaucoma, adesão entre íris e o cristalino, taquicardia, estado cardiovascular instável em hemorragia aguda, isquemia do miocárdio, enfermidades obstrutivas gastrintestinais e geniturinárias, íleo paralítico, atonia intestinal em pacientes geriátricos ou debilitados, colite ulcerativa severa, megacólon tóxico associado à colite ulcerativa, enfermidades hepáticas e renais severas, miastenia grave.

    Antes de ir embora, nos siga nas redes sociais: Instagram/ Facebook/ Twitter:)

    • Fluconazol

      Fluconazol

      25 apresentações
      R$ 1,24
      R$ 1,24