Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Axetilcefuroxima: saiba quais são as infecções que esse medicamento trata!

    Axetilcefuroxima: saiba quais são as infecções que esse medicamento trata!

    O medicamento axetilcefuroxima é indicado para o tratamento de infecções causadas por cepas sensíveis dos microrganismos relacionados as condições:

    Otite média: causada por S. pneumoniae, H. influenzae (cepas sensíveis à ampicilina), S. pyogenes (estreptococos β- hemolíticos do grupo A) e M. catarrhalis (cepas sensíveis à ampicilina).

    Pneumonia e bronquite: Principalmente causadas por S. pneumoniae (cepas suscetíveis à ampicilina) e H. parainfluenzae (cepas sensíveis à ampicilina).

    Sinusite: Causada por S. pneumoniae, H. influenzae e anaeróbios sensíveis à cefuroxima.

    Amigdalite e faringite: Causadas por S. pyogenes (estreptococos β-hemolíticos do grupo A). A cefuroxima é geralmente eficaz na erradicação do estreptococo da orofaringe; entretanto, não se recomenda sua indicação na profilaxia de febre reumática subsequente, uma vez que ainda não se dispõe de dados sobre o assunto.

    Infecções do trato urinário: Causadas por E. coli e K. pneumoniae (na ausência de complicações urológicas).

    Infecções da pele: Causadas por S. aureus e S. pyogenes (estreptococos β-hemolíticos do grupo A).

    A susceptibilidade ao medicamento em destaque pode variar de acordo com a localidade e temporalmente. Dados locais devem ser consultados quando disponíveis.

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!


    O que é

    A axetilcefuroxima em seu formato de comprimido possui o princípio ativo da cefuroxima – que pertence ao grupo de antibióticos chamados de cefalosporinas. Esses antibióticos são utilizados para matar bactérias e outros agentes causadores das infecções.

    Lembre-se, o medicamento em destaque deve ser administrado junto a um médico – pois ele irá ditar a redução ou aumento da dosagem de acordo com o tratamento. Procure o melhor profissional da área da saúde para atendê-lo aqui!


    Interações medicamentosas

    As drogas que reduzem a acidez gástrica podem resultar em baixa biodisponibilidade do medicamento em destaque em comparação ao estado de jejum e tendem a anular o efeito do aumento da absorção após a ingestão de alimentos. Como ocorre com outros antibióticos, axetilcefuroxima pode afetar a flora intestinal, levando à menor reabsorção de estrogênio e à redução da eficácia dos contraceptivos orais combinados.

    Como pode ocorrer resultado falso-negativo no teste de ferricianeto, recomenda-se usar os métodos de glicose oxidase ou hexoquinase para determinar os níveis de glicose no plasma dos pacientes que recebem axetilcefuroxima.

    A cefuroxima não interfere nos resultados da análise de creatinina do soro e da urina pelo método do picrato alcalino.

    A administração concomitante de probenecida aumenta a AUC em 50%


    Nomes Comerciais

    Este medicamento pode ser visto sob a forma genérica ou através dos nomes comerciais a seguir:

    - Zinnat (Comprimido e suspensão)


    Formas de tomar

    A posologia do medicamento mencionado no artigo depende da idade e do peso do paciente:

    Adultos

    - Recomenda-se, geralmente, uma dose usual de 250mg, equivalente a 1 comprimido, administrada até duas vezes ao dia

    - Infecção do trato urinário: recomenda-se uma dose de 125mg, administrada até duas vezes ao dia.

    - Infecções de pele e tecidos moles, pielonefrite, amigdalite, faringite e sinusite: recomenda-se uma dose de 250mg, equivalente a 1 comprimido, até duas vezes ao dia.

    - Pneumonia: recomenda-se uma dose de 500mg, administradas até duas vezes ao dia.

    - Gonorreia não complicada: recomenda-se uma dose de 1000mg, administradas até duas vezes ao dia.

    Crianças

    - Otite média, pneumonia e piodermites: recomenda-se, para pacientes com 2 anos de idade ou mais, uma dose de 15mg para cada peso de kg, administradas até duas vezes ao dia.

    Consulte seu médico para saber mais sobre a posologia adequada para seu estado clínico e situação de saúde!


    Efeitos colaterais

    Os efeitos colaterais mais comuns incluem dor de cabeça, vertigem, crescimento de candida, eosinofilia, diarreia, náusea, dor abdominal e aumento dos níveis das enzimas hepáticas.

    Em condições menos frequentemente, foram observados vômito, erupção cutânea, teste de coombs positivo, trombocitopenia e leucopenia. Além disso, há casos raros de urticária, prurido e colite pseudomembranosa.


    Contraindicações

    O medicamento axetilcefuroxima é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao seu princípio ativo, a antibióticos do grupo das cefalosporinas ou qualquer outro componente presente na fórmula do produto.

    Precauções

    Antes de iniciar a terapia com o medicamento em destaque deve-se tomar as precauções necessárias para verificar se o paciente apresenta reações de hipersensibilidade às cefalosporinas, penicilinas e outras betalactâmicos.

    Como ocorre com outros antibióticos, o uso da axetilcefuroxima pode resultar no crescimento de Candida. A utilização prolongada pode também resultar no crescimento de microrganismos não sensíveis (como Enterococci e Clostridium difficile), por isso talvez seja necessária a interrupção do tratamento.

    Há relatos de colite pseudomembranosa causada pelo uso de cefalosporinas e de outros antibióticos, cuja gravidade pode variar de leve à fatal. Por essa razão, é importante considerar tal diagnóstico em pacientes que desenvolveram diarreia durante o tratamento com antibióticos. Se ocorrer diarreia prolongada ou significativa ou o paciente apresentar cólicas abdominais, o tratamento deve ser descontinuado imediatamente e o paciente deve ser posteriormente examinado.

    Com um regime de terapia sequencial, o tempo de mudança para o tratamento oral é determinado de acordo com a gravidade da infecção, pelo status clínico do paciente e pela suscetibilidade do patógeno envolvido.


    Propriedades Farmacodinâmicas

    Possui amplo espectro de ação sobre grande número de microrganismos gram-positivos e gram-negativos. O medicamento em destaque permanece estável diante da penicilinase estafilocócica e da β-lactamase. A ação bactericida da cefuroxima resulta da inibição da síntese da parede celular devido à sua ligação a proteínas-alvo.

    A prevalência de resistência pode variar de acordo com a localidade e temporalmente, e para algumas espécies pode ser muito alta. É desejável que se obtenha informações locais de resistência, em especial quando se tratar de infecções graves.