Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Biancort: uma ótima opção para o tratamento de infecções oculares!

    Biancort: uma ótima opção para o tratamento de infecções oculares!

    Biancort é um medicamento indicado para o tratamento de infecções oculares causadas por microrganismos susceptíveis – e quando é necessária a ação anti-inflamatória da dexametasona.

    As doenças que o medicamento em destaque pode tratar são: casos de blefarites; inflamação conjunta das pálpebras e da conjuntiva; e conjuntivites causadas por germes sensíveis – incluindo o Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Streptococcus pneumoniae.

    • Maxsulid

      Maxsulid

      1 apresentações
      sem oferta :(
      sem oferta :(

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!

    O que é

    Biancort possui como princípio duas substâncias – o cloridrato de ciprofloxacino e a dexametasona. Sendo assim, o fármaco tem uma ação bactericida específica e anti-inflamatória!

    Os excipientes presentes na fórmula de biancort são: edetato dissódico di-hidratado, ácido bórico, cloreto de benzalcônio, povidona, polissorbato 80 e água para injetáveis.

    Lembre-se, o medicamento em destaque deve ser administrado junto a um médico – pois ele irá ditar a redução ou aumento da dosagem de acordo com o tratamento. Procure o melhor profissional da área da saúde para atendê-lo aqui!

    Interações medicamentosas

    Medicamento – Medicamento

    Não foram realizados estudos específicos com o ciprofloxacino oftálmico.

    Sabe-se, entretanto, que a administração sistêmica de algumas quinolonas pode provocar elevação das concentrações plasmáticas de teofilina, interferir no metabolismo da cafeína, aumentar o efeito do anticoagulante oral varfarina e seus derivados e produzir elevação transitória da creatinina sérica em pacientes sob tratamento com ciclosporina.

    Nomes Comerciais

    Este medicamento pode ser visto sob a forma genérica ou através dos nomes comerciais a seguir:

    • Bialudex;

    • Biamotil D (Solução oftálmica e pomada oftálmica);

    • Cylocort (Solução oftálmica e pomada oftálmica);

    • Ciprixin Dexa;

    • Cilodex (Pomada oftálmica e suspensão oftálmica);

    • Maxiflox D (Suspensão oftálmica e pomada oftálmica).

    Formas de tomar

    A posologia do medicamento mencionado no artigo depende da idade e do quadro clínico do paciente:

    Recomenda-se uma dose usual de 1 ou 2 gotas – aplicadas diretamente nos olhos afetados, em um período de 4 a 4 horas por 7 dias.

    Durante as primeiras 48 horas, a posologia pode ser aumentada para 1 ou 2 gotas a cada 2 horas, mas isso apenas com a prescrição médica.

    Sobre os efeitos anti-inflamatórios

    Esses medicamentos são utilizados para amenizar os sintomas de um estado inflamatório no corpo do paciente. A inflamação é caracterizada como uma defesa do organismo contra uma agressão no tecido – porém, em alguns momentos, esse processo se intensifica e é necessário o uso de anti-inflamatórios. Existem duas classes: os esteroidais ou corticoides e os não esteroidais – também chamados de AINEs.

    Uma inflamação pode ser vista como uma dor, inchaço, rubor ou calor na região afetada por algum tipo de condição, trauma ou contusão.

    A inflamação é uma resposta criada pelo nosso sistema imunológico contra agressões aos tecidos do corpo. Sempre que um local sofre algum male, o sistema imunológico chama suas células de defesa para a região afetada. Geralmente, a inflamação é o resultado da liberação de diversos mediadores químicos que tem como função proteger o nosso organismo, reparar os danos e atacar os invasores.

    Efeitos colaterais

    Os efeitos colaterais mais comuns por conta da administração de biancort incluem sintomas de coceira nos olhos, formação de crosta a margem da pálpebra, ardência ou desconforto local, sensação de algum objeto estranho nos olhos, gosto ruim na boca após a aplicação e vermelhidão conjuntival.

    Entre os efeitos mais incomuns de ocorrerem, incluímos sintomas de sensibilidade anormal à luz, manchas na córnea, inflamação da córnea, reações alérgicas, edema de pálpebra, lacrimejamento, inflamação da córnea, diminuição na acuidade visual e náuseas.

    Contraindicações

    O medicamento biancort é contraindicado para pacientes que possuem alergia ao seu princípio ativo, derivados quinolônicos ou qualquer outro componente presente na fórmula do produto.

    Além disso, ele não é recomendado para pessoas que apresentaram infecções por herpes simples, varicela, doenças virais da córnea e conjuntiva, afecções micóticas, tuberculose das estruturas oculares, glaucoma, doenças com adelgaçamento da córnea e esclera e vaccinia. Em geral, quando há uma superdosagem não há problemas agudos. Se acidentalmente for ingerido, beba bastante líquido e procure orientação médica.

    Precauções

    Para não contaminar o colírio evite o contato do conta-gotas com qualquer superfície. Não permita que a ponta do frasco entre em contato direto com os olhos.

    O uso prolongado do ciprofloxacino pode ocasionalmente favorecer a infecção por microrganismos não sensíveis, inclusive fungos. Em tratamentos prolongados é aconselhável o controle frequente da pressão intraocular. O uso do produto deve ser interrompido ao primeiro sinal de rash cutâneo ou qualquer outra reação de alergia.

    O uso prolongado de dexametasona pode resultar em opacificação do cristalino (também conhecida como catarata), aumento da pressão intra-ocular em pacientes sensíveis e infecções secundárias.

    Pacientes que utilizam lentes de contato: tire as lentes antes de aplicar o medicamento em destaque em um ou ambos os olhos e aguarde pelo menos 15 minutos para recolocá-las.

    Resultados da eficácia

    Foi realizado estudo clínico duplo-cego, randomizado, comparativo entre a associação de ciprofloxacino 0,3% + dexametasona 0,1% e de gentamicina 0,3% + dexametasona 0,1% no tratamento de conjuntivits bacterianas agudas.

    Foram estudados 83 pacientes, dos quais 53 apresentaram cultura positiva para bactérias.

    Os resultados dos testes de sensibilidade in vitro não mostraram associação entre os antibióticos testados e resistência dos agentes etiológicos S. aureus, S. Epidermidis e Streptococcus sp.

    Os valores obtidos de eficácia microbiológica e clínica com o uso de ciprofloxacino + dexametasona foram respectivamente 84,6% e 92,3% contra 70,4% e 81,5% para a combinação de gentamicina + dexametasona.

    Características Farmacológicas

    O ciprofloxacino é um antibiótico pertencente ao grupo das quinolonas.

    Age através do bloqueio da DNA girase, com efeito bactericida contra amplo espectro de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas.

    A dexametasona é um glicocorticoide sintético que inibe a resposta inflamatória induzida por agentes de natureza mecânica, química ou imunológica, aliviando os sintomas de prurido, ardor, vermelhidão e edema.

    • Maxsulid

      Maxsulid

      1 apresentações
      sem oferta :(
      sem oferta :(