Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Bonefós: indicações, posologia e mais!

    Bonefós: indicações, posologia e mais!

    Bonefós é um medicamento indicado para distúrbios ósseos causados por outras doenças. Seu princípio ativo é o Clodronato Dissódico.

    COMPARE AQUI OS MELHORES PREÇOS DO MEDICAMENTO BONEFÓS

    • Cetoconazol

      Cetoconazol

      43 apresentações
      R$ 4,46
      R$ 4,46


    O que é

    É usado para tratar distúrbios ósseos decorrentes de doenças malignas, inibindo a destruição óssea anormal.

    Este medicamento pertence a um grupo de medicamentos chamado de bisfosfonatos. Este medicamento liga-se estreitamente ao osso e bloqueia a função das células que reabsorvem o osso. Isto fortalece os ossos, ajuda a aliviar a dor óssea e prevenir futuros problemas com seus ossos (como fraturas). Ele também previne a liberação excessiva de cálcio para o sangue (hipercalcemia).

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!


    Composição

    Apresentações:

    Cartucho contendo 5 ampolas com 5 mL de solução injetável, cada ampola contém 300 mg de clodronato dissódico (60 mg/mL).

    Uso intravenoso.

    Uso adulto.

    Composição:

    Cada mL contém:

    Clodronato dissódico tetraidratado correspondente a 60 mg de clodronato dissódico.

    Excipientes: hidróxido de sódio, água para injetáveis.


    Interações medicamentosas

    Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando ou tenha usado recentemente, inclusive medicamentos de venda sem prescrição médica.

    Alguns medicamentos podem aumentar ou diminuir a efetividade do medicamento em destaque,por isso sempre converse com seu médico caso você tenha dúvida se pode usar Bonefós.

    Este fármaco não deve ser utilizado com outros bisfosfonatos (medicamentos que ajudam a prevenir a perda de cálcio dos ossos).

    O uso com analgésicos anti-inflamatórios não esteroidais, particularmente o diclofenaco, pode aumentar o risco de disfunção renal (mau funcionamento dos rins).

    Este medicamento deve ser utilizado com precaução durante o uso de antibióticos aminoglicosídeos (como por exemplo, amicacina e gentamicina) devido ao aumento do risco de hipocalcemia (baixo nível de cálcio no sangue).

    O uso concomitantemente com fosfato de estramustina (tratamento para câncer de próstata) pode aumentar a quantidade de fosfato de estramustina no sangue em até 80%.

    Este fármaco concentrado não deve ser administrado intravenosamente com soluções contendo cátions bivalentes (átomos com carga positiva), por exemplo, solução de Ringer.


    Formas de tomar

    Instruções de uso:

    Via infusão intravenosa (apenas para tratamento de curta duração).

    Você precisa ingerir bastante líquido (água) antes, durante e após o tratamento.

    Seu médico irá solicitar exames regularmente para monitorar suas condições antes e durante seu tratamento.

    O período para que o nível de cálcio seja mantido dentro de uma faixa aceitável após a infusão com este medicamento varia consideravelmente de paciente para paciente. Se necessário, a infusão pode ser repetida para controlar os níveis de cálcio ou, como alternativa, o tratamento com cápsulas pode ser mais apropriado.

    Não existe informação sobre a compatibilidade de Bonefós injetável com outros medicamentos ou soluções para injeção administradas por via intravenosa. Consequentemente, Bonefós concentrado somente deve ser diluído e administrado conforme descrito abaixo.

    Posologia:

    Pacientes com função renal (funcionamento dos rins) normal:

    • Dose única:

    1.500 mg concentrado pode ser administrado como dose intravenosa única, diluída em 500 mL de solução salina (cloreto de sódio 9 mg/mL) ou solução de glicose 5% (50 mg/mL), com infusão por quatro horas.

    Solução de Ringer não deve ser utilizada.

    • Dose múltipla:

    300 mg concentrado, diluído em 500mL de solução salina (cloreto de sódio 9 mg/mL) ou solução de glicose 5% (50 mg/mL), é administrado por via intravenosa por um período de 2 horas em dias consecutivos. Solução de Ringer não deve ser utilizada.

    A concentração normal de cálcio no sangue geralmente é obtida dentro de cinco dias. Se necessário seu médico poderá continuar esse tratamento diariamente por no máximo sete dias.

    Pacientes com insuficiência renal (mau funcionamento dos rins):

    A dose concentrada deve ser reduzida de acordo com o grau de insuficiência renal, conforme segue:

    • Depuração de creatinina 50-80 mL/min:

    Redução de 25% da dose.

    • Depuração de creatinina 12 - 50 mL/min:

    Redução de 25-50% da dose.

    • Depuração de creatinina abaixo de 12 mL/min:

    Redução de 50% da dose.

    A dose recomendada para pacientes em hemodiálise é 300 mg, infundido antes da diálise e 150 mg nos dias sem diálise. O tratamento será limitado a cinco dias. Diálise peritoneal remove muito pouco do clodronato em circulação.


    Precauções

    O que devo saber antes de utilizar este medicamento?

    Você deve ingerir bastante líquido durante o tratamento com este medicamento, ou se sofrer de hipercalcemia (aumento de cálcio no sangue) ou problemas renais graves (insuficiência renal).

    Este remédio deve ser utilizado com cautela em pacientes com insuficiência renal.

    Pode ocorrer lesão renal grave se doses maiores que a recomendada forem administradas intravenosamente, especialmente se a infusão for muito rápida.

    Em pacientes com câncer recebendo tratamento com bisfosfonatos orais ou intravenoso (medicamentos que ajudam a prevenir a perda de cálcio nos ossos), pode ocorrer osteonecrose (morte de um segmento do osso normalmente causado pela insuficiência de fluxo sanguíneo na região do esqueleto) de mandíbula, geralmente associado com extração do dente e/ou infecção local, incluindo osteomielite (infecção do osso).

    Muitos dos pacientes que desenvolveram osteonecrose de mandíbula durante a terapia com bisfosfonato também estavam recebendo quimioterapia (tratamento para câncer que utiliza agentes ou drogas específicas) e corticosteroides (drogas que assemelham-se ao cortisol, hormônio necessário para o funcionamento das glândulas adrenais).

    Seu médico pode lhe orientar sobre a necessidade de tratamento odontológico preventivo antes do tratamento, se você tiver algum risco (por exemplo, devido a câncer, quimioterapia, radioterapia, corticosteroides, pouca higiene dental). Você deve evitar procedimentos dentários invasivos enquanto você estiver sendo tratado com o fármaco em destaque.

    Fraturas subtrocantéricas atípicas e diafisárias femorais (fraturas incomuns do osso da coxa) foram relatadas com o uso de outros bisfosfonatos que não o Bonefós, principalmente em pacientes em tratamento de osteoporose por longo período. Até o momento essas fraturas não têm sido relatadas com este remédio. Se houver suspeita de fratura incomum no osso da coxa, o seu médico deverá considerar cuidadosamente se sua terapia com bisfosfonatos deverá ser interrompida.

    Entre em contato com seu médico se sentir qualquer tipo de dor, fraqueza ou desconforto na coxa, quadril ou virilha, uma vez que pode ser um sinal precoce de fratura no osso da coxa. Seu médico irá realizar os testes necessários e irá aconselhar com relação aos resultados.


    Efeitos colaterais

    Este fármaco pode causar alguns efeitos colaterais, os mais comuns são:

    • Hipocalcemia (baixo nível de cálcio no sangue) sem qualquer sintoma;

    • Diarreia;

    • Náusea;

    • Vômito;

    • Elevação das transaminases (um grupo de enzimas do fígado), dentro do intervalo normal.

    Consulte um médico se algum destes sintomas for grave e/ou não desaparecer.


    Gravidez

    Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas. O clodronato atravessa a barreira placentária em animais, porém não se sabe se ele passa para o feto em humanos ou se pode causar danos ao feto ou se afeta a reprodução em humanos.

    Se você estiver amamentando, tome cuidado! Não se sabe se o clodronato é excretado com o leite materno, por isso, não é recomendado amamentar durante o tratamento com este fármaco..


    Contraindicações

    O uso deste medicamento é contraindicado para pacientes que:

    • Apresentam hipersensibilidade (alergia) ao clodronato dissódico ou a qualquer um dos demais componentes do produto;

    • Em tratamento com outros bisfosfonatos (medicamentos que ajudam a prevenir a perda de cálcio dos ossos).