Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Cefadroxil: confira a bula simplificada deste medicamento!

    Cefadroxil: confira a bula simplificada deste medicamento!

    Cefadroxil é um medicamento antibiótico cefalosporínico indicado no tratamento de infecções causadas por microrganismos a eles sensíveis. Pode ser utilizado por adultos e crianças. Seu princípio ativo é a Cefadroxila.

    COMPARE AQUI OS MELHORES PREÇOS DO MEDICAMENTO CEFADROXIL

    • Astig

      Astig

      2 apresentações
      sem oferta :(
      sem oferta :(


    O que é

    É usado para tratar infecções causadas por microorganismos sensíveis. A eficácia de Cefadroxil manifesta-se pela melhora do estado geral do paciente, incluindo a regressão da febre, dos sinais e sintomas da infecção.

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!


    Interações medicamentosas

    A Cefadroxila não deve ser usada em combinação com quimioterápicos bacteriostáticos/antibióticos como tetraciclina, macrolídeos, sulfonamidas ou cloranfenicol, visto que poderá produzir um efeito antagônico.

    A administração simultânea com probenicida pode resultar em concentrações séricas de Cefadroxila mais elevadas e com duração mais prolongada.

    A ocorrência de diarreia pode interferir na absorção de outros medicamentos e, em consequência, poderá afetar a eficácia destes.

    Como no caso de outras terapias com cefalosporínicos e penicilínicos é possível ocorrer resultados falso-positivo no teste de Coombs.

    Pacientes tratados com Cefadroxila podem apresentar resultados falsopositivo nos testes para glicose na urina se reagentes não-enzimáticos forem usados.

    Deve-se evitar um tratamento com Cefadroxila em combinação com antibióticos aminoglicosídicos, polimixina B, colistina ou altas doses de diuréticos, pois desse modo poderá aumentar o efeito nefrotóxico.

    Como em todos os tratamentos com cefalosporínicos (em doses elevadas) a combinação prolongada com anticoagulantes ou inibidores da agregação plaquetária requerem uma monitoração mais estreita dos parâmetros de coagulação com a finalidade de evitar eventuais complicações na forma de hemorragias. A Cefadroxila, tal como outros antibióticos, poderá reduzir a segurança dos anticonceptivos orais.


    Nomes comerciais

    Este medicamento pode ser encontrado sob a forma genérica (Cefadroxila) ou através dos nomes comerciais a seguir:

    • Cefamox;

    • Cedroxil;

    • Cefanaxil;

    • Neo Cefadri.l


    Formas de tomar

    Instruções de uso:

    Recomendações para reconstituição da suspensão oral:

    1. Agitar o frasco para dispersar o pó.

    2. Adicionar água filtrada até a linha gravada no rótulo do frasco. Agitar o frasco novamente.

    3. Adicionar água filtrada novamente, em pequenas porções, até que a suspensão reconstituída atinja a linha marcada no corpo do frasco.

    4. Cada 5 mL de suspensão reconstituída contém 250 mg ou 500 mg de Cefadroxil monoidratado. Colocar o bico adaptador no frasco, certificando-se de que esteja bem encaixado.

    5. Inserir o dosador oral neste bico e retirar do frasco a dose recomendada pelo médico.

    6. Administrar o produto.

    7. Fechar o frasco após o uso e agitá-lo bem antes de cada administração.

    Posologia:

    • Adultos:

    A dose diária recomendada para adultos é de 1 a 2 g, fracionados em duas tomadas de 12 em 12 horas.

    Em algumas patologias, a critério médico, o fármaco em destaque poderá ser administrado em dose única diária de 1 a 2 g.

    • Crianças:

    A dose diária recomendada para crianças é de 25-50 mg/kg/dia (a cada 12 horas).


    Precauções

    O que devo saber antes de utilizar este medicamento?

    Antes da terapia com Cefadroxil ser instituída, deve ser realizada pesquisa cuidadosa para determinar se o paciente teve reações de hipersensibilidade prévia a Cefadroxila (substância ativa deste medicamento), outras cefalosporinas, penicilinas ou outras drogas. Caso o produto seja administrado a pacientes sensíveis à penicilina ou outras drogas, deve-se usar de cautela visto que a sensibilidade cruzada entre antibióticos beta-lactâmicos têm sido claramente documentada e pode ocorrer em até 10% dos pacientes com história de alergia à penicilina. Caso ocorra reação alérgica à Cefadroxila, descontinuar a droga.

    Reações de hipersensibilidade aguda e grave podem necessitar de medidas de tratamento emergencial.

    Colite pseudomembranosa foi descrita com quase todos os agentes antibacterianos e pode variar de leve a grave, com risco de vida.

    Portanto, é importante considerar o seu diagnóstico em pacientes que apresentam diarreia após a administração de agentes antibacterianos. Após o diagnóstico de colite ter sido estabelecido, as medidas terapêuticas devem ser iniciadas.

    A Cefadroxila (substância ativa deste medicamento) deverá ser usada com cautela na presença de função renal diminuída.

    Em pacientes com disfunção renal confirmada ou suspeita deverá ser realizada análise clínica cuidadosa e testes laboratoriais adequados antes e durante a terapia.

    O uso prolongado deste medicamento poderá resultar no supercrescimento de microorganismos não sensíveis. Observação cuidadosa do paciente é essencial. Na ocorrência de superinfecção durante a terapia, medidas adequadas deverão ser tomadas.

    Reação de Coombs falso-positiva foi relatada durante o tratamento com cefalosporinas. Em testes hematológicos ou em provas cruzadas de transfusão quando são realizados testes de antiglobulina, ou em reação de Coombs em recém-nascidos cujas mães tenham recebido cefalosporinas antes do parto, devemos admitir que a reação de Coombs-positiva pode ser devido à droga.

    O Cefadroxil deverá ser prescrita com cautela para indivíduos com história de doença gastrintestinal, particularmente colite.

    Uso em populações especiais:

    • Uso em idosos:

    Deve-se seguir as orientações gerais descritas na bula. Contudo, o tratamento deve ser iniciado com a dose mínima.

    • Gravidez:

    Estudos de reprodução realizados em camundongos e ratos não revelaram qualquer evidência de redução da fertilidade ou dano ao feto que pudessem ser atribuídos ao Cefadroxila. Entretanto, não existem estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas.

    • Uso na lactação, em prematuros e recém-nascidos:

    O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação do risco/benefício. Usar de cautela quando da administração de Cefadroxila a prematuros e recém-nascidos com idade inferior a seis semanas e meia.

    • Insuficiência renal e insuficiência hepática:

    Utilizar o medicamento em pacientes que possuam insuficiência renal ou insuficiência hepática (do fígado).


    Efeitos colaterais

    O Cefadroxil pode causar alguns efeitos colaterais, os mais comuns são:

    Consulte um médico se algum destes sintomas for grave e/ou não desaparecer.


    Contraindicações

    O uso deste medicamento é contraindicado em pacientes com história de hipersensibilidade (alergia) às cefalosporinas ou a qualquer componente da formulação.

    Usar com cautela a administração deste medicamento na gestação, lactação e em prematuros e recém-nascidos com idade inferior a seis semanas e meia.