Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Clotrimazol: saiba tudo sobre este creme antimicótico!

    Clotrimazol: saiba tudo sobre este creme antimicótico!

    Como este medicamento funciona?

    O clotrimazol creme é um medicamento para o tratamento de micoses da pele. A substância ativa do creme penetra nas camadas afetadas e ataca os fungos no local. Como resultado, os fungos morrem ou seu crescimento é inibido.

    Após o início do tratamento, a primeira melhora dos sintomas geralmente ocorre depois de 1 – 2 semanas de tratamento. Consulte o seu médico se os sintomas persistirem por mais de 4 semanas.

    Indicação

    Este fármaco é indicado para o tratamento de infecções fúngicas da pele (micoses) causadas por dermatófitos, leveduras, bolores, etc. (por ex.: Tinea pedis, Tinea manuum, Tinea corporis, Tinea inguinalis, Pityriasis versicolor). Isso pode ocorrer, por exemplo, nas seguintes formas: micoses dos pés (pé-de-atleta), entre os dedos das mãos ou dos pés, no sulco (“cutícula”) da base da unha (paroníquia), também em micoses de pele em combinação com micoses das unhas, micoses da pele e de suas pregas, candidíase superficial, pitiríase versicolor (tinha versicolor ou “pano branco”), dermatite seborreica com envolvimento dos microrganismos acima.

    Adicionalmente, também é indicado para o tratamento de infecções dos órgãos genitais externos da mulher e áreas próximas, causadas por leveduras (vulvite por fungo do gênero Candida); e, no homem inflamações da glande e prepúcio do pênis causadas por leveduras (balanite por fungo do gênero Candida).

    Apresentações

    Creme dermatológico.

    Embalagem com bisnaga contendo 20 g.

    Embalagem com bisnaga contendo 50 g.

    Uso: dermatológio (na pele).

    Uso: adulto e pediátrico.

    Composição

    Cada g deste creme dermatológico contém: 10 mg de clotrimazol.

    Excipientes: simeticona, propilparabeno, metilparabeno, glicerol, álcool cetoestearílico etoxilado, essência de lavanda, edetato dissódico di-hidratado, oleato de decila, álcool etílico, álcool cetoestearílico, água purificada.

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!

    Quando não usar este medicamento

    Este medicamento é contraindicado nos casos de alergia ao clotrimazol, ao álcool cetoestearílico e/ou a qualquer outro componente da formulação.

    O que fazer quando esquecer de usar este medicamento

    Se esquecer de aplicar uma dose de clotrimazol creme, não use uma quantidade maior na próxima vez, simplesmente continue o tratamento como recomendado.

    O que saber antes de usar este medicamento

    Advertências e precauções

    Quando aplicado na área genital (na mulher: genitais externos e áreas próximas; no homem: glande e prepúcio do pênis), este fármaco pode reduzir a eficácia e a segurança de produtos à base de látex, tais como preservativos ou “camisinhas” e diafragmas. Também pode reduzir a eficácia de espermicidas vaginais, utilizados como método anticoncepcional. Este efeito é temporário e ocorre apenas durante o tratamento.

    Aplicação na área genital durante a menstruação: a área genital deve ser limpa delicadamente antes da aplicação de clotrimazol creme nas áreas infectadas. O álcool cetoestearílico, pode causar reação no local da aplicação (por ex.: dermatite de contato - irritação da pele por contato)

    ATENÇÃO: Evite o contato com os olhos. Não ingerir!

    Dirigir veículos e operar máquinas

    Este medicamento não afeta a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas.

    Gravidez e lactação

    Este fármaco não deve ser usado nos 3 primeiros meses de gravidez, exceto sob orientação médica.

    ATENÇÃO: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

    Interações medicamentosas

    Considerando-se a absorção muito baixa de clotrimazol quando usado através da via de administração cutânea, não são esperadas interações medicamentosas com o produto.

    A seguir estão listadas as interações medicamentosas por potencial de significância clínica com este medicamento administrado por via oral:

    Di-hidroergotamina, mesilatos ergoloides, ergonovina, ergotamina, metilergonovina, oxicodona e sirolimo: a interação com esses medicamentos ainda não está bem estabelecida. Porém, devido a via de metabolismo ser a mesma pode haver uma probabilidade teórica de interação com essas medicações;

    Fentanila: a interação com esse medicamento ainda não está bem estabelecida. Porém, devido a via de metabolismo ser a mesma pode haver uma probabilidade de interação com esse medicamento;

    tacrolimo: a interação com esse medicamento está bem estabelecida. O uso concomitante por via oral pode levar ao aumento dos níveis plasmáticos de tacrolim.

    O clotrimazol creme pode reduzir a eficácia de outros medicamentos utilizados para tratar as micoses (anfotericina e outros antibióticos polienos, como a nistatina e a natamicina).

    Reações adversas

    As reações adversas listadas a seguir foram baseadas em estudos clínicos.

    Distúrbios gerais e no local de administração

    Reações comuns: Irritação e ardência;

    Reações pouco comuns: Prurido (coceira);

    Reações raras: Edema (inchaço).

    Distúrbios da pele e tecidos subcutâneos

    Vesículas/bolhas, desconforto/dor, descamação/esfoliação e erupção cutânea.

    Reações pouco comuns: Pele seca e eritema (pele vermelha);

    Reações raras: Eczema (dermatite), maceração (pele úmida, branca e danificada) e inflamação.

    Distúrbios do sistema imune

    Reações pouco comuns: Alergia.

    As reações adversas listadas acima foram identificadas durante o uso pós-aprovação de clotrimazol. Considerando que as reações são reportadas voluntariamente a partir de uma população de tamanho incerto, nem sempre é possível estimar com acuracidade a frequência.

    Caso você esteja sentindo algum dos sintomas citados anteriormente, encontre um médico para tratar adequadamente do seu problema de saúde aqui.

    Superdose

    Nenhum risco de intoxicação aguda foi observado uma vez que é improvável que ocorra superdose após aplicação tópica única vaginal ou dermatológica (aplicação sobre uma área extensa em condições favoráveis à absorção) ou ingestão oral inadvertida. Não há antídoto específico.

    As seguintes reações adversas foram relatadas associadas com a ingestão de superdose aguda de clotrimazol: diarreia, distúrbios gastrointestinais, náusea e vômito.

    ATENÇÃO: Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001 (Disk Intoxicação da Anvisa), se você precisar de mais orientações.

    • Buscopan

      Buscopan

      3 apresentações
      R$ 9,91
      R$ 9,91