Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Conjuntivite: Saiba como tratar a condição dos olhos vermelhos!

    Conjuntivite: Saiba como tratar a condição dos olhos vermelhos!

    A conjuntivite é uma infecção ou inchaço na membrana externa do globo ocular. Vasos sanguíneos em sua conjuntiva, uma fina membrana que reveste parte de seu olho, ficam inflamados. Isso dá ao seu olho a cor vermelha ou rosa que é comumente associada a essa condição.

    Você sabia? A conjuntivite é uma condição comum no verão, principalmente em crianças, podendo comprometer a córnea e causar danos à visão, se não for devidamente tratada. Nadar em piscinas, ter exposição prolongada ao sol, fazer saunas, ficar com ar condicionado ligado por muito tempo, ter grande exposição a aglomerados de pessoas e poeira facilitam o contágio e a propagação da doença.

    Causas

    As causas mais comuns desta condição são:

    Vírus ou bactérias

    A conjuntivite bacteriana é mais frequentemente causada pelo mesmo tipo de bactéria que causa infecções na garganta e infecções por estafilococos. Já a condição causada por um vírus, por outro lado, é geralmente o resultado de um dos vírus que causam o resfriado comum.

    Seja qual for a causa, viral ou bacteriana, os quadros dessa condição são considerados altamente contagiosos. Podendo ocorrer através do contato com pela mão de uma pessoa infectada pela doença.

    Alergias

    Alergênicos, como o pólen, podem causar essa complicação em um ou nos dois olhos. Eles estimulam seu corpo a criar mais histaminas, que causam inflamação como parte da resposta do corpo ao que ele considera uma infecção. Por sua vez, isso causa conjuntivite alérgica. Essa complicação geralmente causa coceira.

    Produtos químicos

    Você também precisa ter cuidado se uma substância estranha ou produto químico for espirrada em seus olhos. Produtos químicos como o cloro, encontrado em piscinas, podendo causar esta complicação.

    Lavar os olhos com água é uma maneira simples e eficaz de evitar que um irritante químico cause a condição.

    Sintomas

    Como a conjuntivite bacteriana ou viral é muito contagiosa, é importante prestar atenção aos seus sintomas. A condição pode ser passada para outras até duas semanas após o desenvolvimento.

    Converse com seu médico sobre o tratamento se tiver:

    • Olhos com cor rosada ou vermelhos;

    • Sensação arenosa em seus olhos;

    • Corrimento aguado ou grosso que se acumula em seus olhos à noite;

    • Coceira (irritação) nos seus olhos;

    • Quantidade anormal de lágrimas.

    Diagnóstico

    Não é difícil para o seu médico diagnosticar esta condição. O seu médico será capaz de dizer se você tem essa complicação simplesmente fazendo algumas perguntas e olhando para os seus olhos.

    Se necessário, ele pode tirar uma lágrima ou amostra de fluido da conjuntiva e enviá-la para um laboratório para análise posterior.

    Tratamento

    O tratamento depende de acordo com a sua causa. Se a sua complicação é resultante de um irritante químico, há uma boa chance de que ele desapareça por conta própria em poucos dias. No entanto, se for resultado de uma bactéria, vírus ou alérgeno, existem algumas opções de tratamento.

    Conjuntivite bacteriana

    Para uma infecção bacteriana, os antibióticos são o método mais comum de tratamento. Os adultos geralmente preferem colírios. Para as crianças, no entanto, o uso de uma pomada pode ser uma escolha mais adequada pois é mais fácil de realizar aplicação.

    Com o uso de medicação antibiótica, seus sintomas provavelmente começarão a desaparecer em apenas alguns dias.

    Conjuntivite viral

    Infelizmente, se você dispõe deste tipo da complicação nos olhos, fique sabendo que não há tratamento disponível. E que assim como em um resfriado comum, não há cura para um vírus.

    Seus sintomas provavelmente desaparecerão por conta própria dentro de sete a dez dias, depois que o vírus tiver terminado seu curso. Enquanto isso, usar uma compressa quente ou pano umedecido com água morna pode ajudar a aliviar os sintomas.

    Conjuntivite alérgica

    Para tratar esta complicação causada por um alérgeno, seu médico provavelmente prescreverá um anti-histamínico para interromper a inflamação. Loratadina (por exemplo, Claritin D) e difenidramina (por exemplo, Benadryl) são anti-histamínicos que estão disponíveis em medicamentos sem receita. Eles podem ajudar a eliminar seus sintomas alérgicos, incluindo a conjuntivite alérgica. Outros tratamentos incluem colírios anti-histamínicos ou colírios anti-inflamatórios.

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções destes remédios em nosso site!

    Medidas em geral de tratamento em casa

    Além de usar uma compressa quente, você também pode comprar colírios em sua farmácia local que imitam suas próprias lágrimas. Isso pode ajudar a aliviar seus sintomas.

    Também pode ser uma boa ideia deixar de usar lentes de contato (caso você use) até que a cor de seus olhos volte ao normal.

    Encontre o médico ideal para tratar a sua conjuntivite ou qualquer outro sintoma que esteja te incomodando aqui.

    Prevenção

    Praticar uma boa higiene é uma das melhores maneiras de evitar e impedir a disseminação da conjuntivite. Tente evitar tocar os olhos com as mãos e lave bem as mãos e com frequência. Use apenas lenços e toalhas limpos para limpar o rosto e os olhos.

    Certifique-se de não compartilhar seus cosméticos, especialmente delineador ou rímel, com outras pessoas. Também é uma boa ideia lavar e trocar suas fronhas com frequência.

    Se o seu médico achar que suas lentes de contato estão contribuindo para o seu olho rosa, ele pode recomendar a mudança para outro tipo de lente de contato ou solução de desinfecção. Além disso, ele também pode sugerir a limpeza ou substituição de suas lentes de contato com mais frequência, ou que você pare de usar lentes de contato indefinidamente (ou pelo menos até que seu olho cure).

    Evitar lentes de contato mal ajustadas e lentes de contato decorativas também pode diminuir o risco de contrair esta complicação.

    Prevenindo a propagação da conjuntivite

    Se você já tem conjuntivite, lave suas mãos regularmente e não compartilhe toalhas ou panos com qualquer pessoa. Ademais, você deve trocar sua toalha e toalha de rosto diariamente, substituir os cosméticos para os olhos depois que a infecção desaparecer e seguir os conselhos do seu médico sobre os cuidados com as lentes de contato.

    Se o seu filho tiver olhos cor de rosa ou avermelhados, é uma boa ideia mantê-los fora da escola por pelo menos 24 horas após o início do tratamento, para evitar que a condição se espalhe aos outros estudantes.