
Descubra as causas da sua tontura!
Tontura é a sensação de estar tonto ou desequilibrado. Essa condição afeta nossos órgãos sensoriais, especificamente os olhos e ouvidos, por isso podem causar desmaios. Não é classificada como doença, mas sim um sintoma de vários distúrbios.
Os sintomas incluem:
Tontura ou sensação de desmaio;
Instabilidade;
Perda de equilíbrio;
Sensação de flutuar ou nadar;
Às vezes, a tontura é acompanhada por náuseas, vômitos ou desmaios. Procure ajuda médica de emergência se tiver esses sintomas por longos períodos.
Você sabia? O ato de se levantar rapidamente, que causa uma queda na pressão arterial, e resulta na sensação de estar tudo “preto” é chamado de Hipotensão Ortostática!
O que é?
O sistema nervoso sensorial, por sua vez, possui sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato e equilíbrio) que traduzem o mundo físico para o reino da mente, possibilitando-nos a criar uma percepção do mundo. Eis alguns dos sentidos:
Olhos - ajudam a determinar onde seu corpo está no espaço e como ele está se movendo;
Nervos sensoriais - enviam mensagens ao cérebro sobre os movimentos e posições do corpo;
Orelha interna - abriga sensores que ajudam a detectar a gravidade e o movimento de vaivém;
Causas
Dentre as possíveis causas, se encaixam:
- Queda repentina da pressão arterial;
- Doença do músculo cardíaco;
- Diminuição no volume de sangue;
- Transtornos de ansiedade;
- Anemia (ferro baixo);
- Hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue);
- Infecção na orelha;
- Desidratação;
- Insolação;
- Exercício excessivo;
- Doença de movimento;
Em casos raros, a tontura pode ser causada por esclerose múltipla, acidente vascular cerebral, tumor maligno ou outro distúrbio cerebral.
Tipos
Labirintite/Vertigem
Havendo distúrbios no ouvido interno, o cérebro recebe sinais não coincidentes com o que os olhos e nervos sensoriais recebem. Logo, a vertigem - falsa sensação de arredores girando- é o resultado do trabalho do cérebro para resolver a confusão.
Queda de pressão
Também chamado de síncope, é uma perda temporária da consciência provocada por uma diminuição do fluxo sanguíneo cerebral. Pode causar desmaios, de início súbito, com recuperação total e espontânea.
Os sinais e sintomas da síncope incluem fraqueza muscular generalizada, incapacidade de se manter em pé, palidez, pulsação fraca, transpiração e perda da consciência.
Desequilíbrio
As pessoas com desequilíbrio possuem sensação de instabilidade ou de que vão cair.
Ansiedade
Pensamentos negativos causam reações negativas no corpo e na mente; e pensamentos positivos provocam melhora e um bom funcionamento físico e psicológico. Com isso, há tanto a possibilidade de um ansioso possuir tonturas recorrentes, quanto uma pessoa que tem a vertigem se tornar ansiosa.
Superaquecimento e desidratação
Estar ativo em climas quentes ou não beber líquidos suficientes, pode causar uma tontura por superaquecimento (hipertermia) ou por desidratação.
Baixos níveis de ferro (anemia)
Sinais e sintomas que podem ocorrer juntamente com tontura se você tiver anemia incluem fadiga, fraqueza e pele pálida.
Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia)
Esta condição geralmente ocorre em pessoas com diabetes que usam insulina. As vertigens podem ser acompanhadas de suor e ansiedade.
Dicas
- Ingerir sal. O sódio é um nutriente conhecido por reter água no organismo. Em razão disto, ingerir sal ou alimentos salgados, é um método eficiente para combater tonturas decorrentes da queda da pressão arterial;
- Comer um doce. Isso pode resolver os quadros de hipoglicemia ou queda da taxa de glicose no sangue;
- Beber água. Pode ajudar a elevar a pressão já que aumenta o volume de líquidos no corpo;
- Sentar. Ajuda a evitar as consequências de uma Hipotensão Ortostática;
- Deitar e elevar as pernas. Se a causa for um problema circulatório, isso aliviará os sintomas;
- Tomar um ar. Se estiver relacionado ao superaquecimento, a queda de pressão sanguínea terá melhoras significativas em ambientes arejados;
- Respirar. A demanda por oxigênio aumenta devido ao esforço muscular e outras partes do corpo podem ser prejudicadas, causando tontura. Ao respirar adequadamente, há uma maior passagem de oxigênio no organismo, evitando possíveis incômodos;
Tratamentos
Obtenha atendimento médico de emergência se você sentir tontura ou vertigem grave junto dos seguintes sintomas:
Dor de cabeça súbita e intensa;
Dor no peito;
Dificuldade ao respirar;
Dormência/paralisia de braços ou pernas;
Desmaio;
Visão dupla;
Batimento cardíaco rápido ou irregular;
Confusão ou fala arrastada;
Tropeçar ou dificuldade para andar;
Vômito em curso;
Convulsões;
Mudança repentina na audição;
Dormência ou fraqueza facial;
Medidas Preventivas
Preste atenção em seus sintomas para evitar grandes males. Experimentar tonturas ao dirigir um carro ou operar máquinas pesadas pode aumentar a probabilidade de um acidente. Ou mesmo sofrer consequências a longo prazo, se uma condição de saúde existente estiver causando sua vertigem e não for tratada.
Remédios Indicados
Betaserc: Este medicamento é indicado para vertigem; sensação de tontura com mal estar acompanhado de náusea ou vômito; zumbido nos ouvidos e perda ou dificuldade da audição.
Clopam (Clonazepam) : Pertencente à classe dos benzodiazepínicos, causa inibição leve do sistema nervoso, com consequente ação anticonvulsivante, sedativa leve, relaxante muscular e tranquilizante
Cinarizina: É um anti-histamínico e bloqueador dos canais de cálcio do grupo difenilmetilpiperazina. Também é conhecido por promover o fluxo sanguíneo cerebral e, portanto, é usado para tratar apoplexia cerebral, sintomas cerebrais pós-traumáticos e arteriosclerose cerebral.
Dramin: Contém em sua composição o anti-histamínico dimenidrinato, sendo indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjôo. O medicamento inibe diretamente o centro causador de náuseas no organismo e as funções do labirinto no cérebro.
Seus efeitos se iniciam de 15 a 30 minutos após a administração oral. A duração da ação persiste por quatro a seis horas.
Engov: Esse medicamento atua como analgésico (alivia as dores) e na melhora de sintomas alérgicos. Atua ainda como estimulante suave do Sistema Nervoso Central (SNC) que associado a analgésicos auxilia no alívio da dor.
Em 60 minutos após a ingestão, possui o efeito esperado.