Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Diarreia: saiba como tratar os sintomas!

    Diarreia: saiba como tratar os sintomas!

    Quem nunca sofreu de uma diarreia em algum momento da vida? É uma doença bastante comum que pode ocorrer devido a alguma falha alimentar, estresse ou infecção.

    Essa doença provoca um aumento no número de evacuações e a perda da consistência das fezes, tornando-as pastosas ou até mesmo aguadas. Além do incômodo que essa doença traz, a desidratação é outro fator que pode complicar a vida do paciente. Crianças, idosos e bebês se desidratam com extrema facilidade – podendo causar boca seca, lábios rachados, confusão mental, urina escassa e amarelada. Muitos não sabem, mas a desidratação, além de diminuir as reservas de água do corpo, reduzem drasticamente os níveis de sódio e potássio.

    Geralmente, a diarreia durar algumas horas ou dias, e muitas vezes desaparece sem qualquer tratamento – vale lembrar que a ingestão de líquidos ajuda a diminui o período deste incômodo.

    Você Sabia? Um grupo de pesquisadores japoneses e americanos descobriram que as bactérias causadoras da diarreia alimentar são micróbios que vivem nas profundezas do oceano!


    O que é

    A diarreia é uma doença caracterizada pelas fezes aquosas e constantes idas ao banheiro. Afeta qualquer pessoa que esteja suscetível, pois são infecções do intestino provocadas por bactérias, parasitas ou vírus.

    Essa doença pode ser dividida em três tipos: aquosa de curta duração, sanguinolenta de curta duração ou persistente. Elas dependem da causa e às vezes do modo como são tratadas. Os sintomas podem variar, desde febre, náusea, cólica, inchaço, desidratação, dores abdominais e grande volume de fezes sangrentas.


    Causas

    A diarreia pode ser adquirida a partir de alimentos ou água contaminados por material fecal ou contraídas diretamente a partir de outra pessoa infectada. Essa doença pode ser caracterizada como aguda ou crônica. Salmonella ou Escherichia coli são bactérias que causam infecções comuns em adultos, já o rotavirus é uma causa comum da doença em crianças.

    A aguda pode ocorrer devido a uma intoxicação alimentar, há até mesmo uma condição conhecida como diarreia do viajante, que acontece quando você tem a doença depois de ser exposto a bactérias ou parasitas durante a passagem em um país em desenvolvimento.

    Já a crônica é um pouco mais incômoda de tratar, podendo durar até quatro semanas. Ela é o resultado de uma doença ou um distúrbio intestinal, como a doença celíaca ou a doença de Crohn.


    Tipos

    Aguda

    Esse tipo de diarreia é bastante comum, sendo uma infecção intestinal causada por vírus ou bactérias. O contágio principal é por alimentos ou água contaminados, além de condições de higiene ou saneamento básico em péssimas condições. Idosos, crianças e pessoas com sistema imunológico fragilizado são mais suscetíveis a esse tipo de quadro da doença.

    As fezes em grande volume, com consistência pastosa ou aquosa, são os sintomas principais – cólicas, gases, vômito, náusea, desidratação e mal-estar também estão presentes. Elas duram cerca de 2 a 3 dias.


    Crônica

    Essa doença se caracteriza por sua duração, que pode levar mais de 3 semanas para se curar totalmente. Infecções intestinais, insuficiência pancreática, abuso de certos medicamentos e intolerância a certos alimentos podem levar a esse tipo da doença.

    Além das fezes em abundância – aquosa ou pastosa –, o aumento de gases, náusea, mal-estar ou dores abdominais ou retais são os sintomas principais deste quadro.


    Infecciosa

    Ela pode surgir de súbito, trazendo consigo apatia, perda de apetite, náusea, vômito, febre e um mal-estar geral. Há um aumento da evacuação, com fezes aquosas. Essa doença pode ser causada por viroses e bactérias, sendo mais comum em crianças.


    Intolerância a lactose

    Esse é um mal que atinge mais de 70% da população mundial. Se caracteriza quando uma pessoa não consegue digerir o açúcar presente no leite e seus derivados, desencadeando desarranjos estomacais, náusea e, principalmente, as diarreias.


    Giardíase

    É uma doença infecciosa intestinal, causada por um parasita que pode ser encontrado em locais com más condições de saneamento e água contaminada. É marcada por cólicas abdominais, diarreia aquosa e náuseas. Os sintomas podem aparecer depois de 1 ou 2 semanas.


    Amebíase

    É causada por um protozoário que entra no sistema gastrintestinal, sendo transportado por água ou comida expostos à contaminação fecal. Ela proporciona grande incômodo na região do estômago, desencadeando fragilidades físicas e fezes aguadas com manchas de sangue. Deve ser tratada para não gerar agravantes no futuro.


    Dicas

    - Beba bastante líquido, água e sucos naturais;

    - Evite alimentos muito gordurosos;

    - Alimentos constipantes ajudam na cura da doença;

    - Prefira alimentos ricos em potássio;

    - Evite alimentos com lactose;

    - Lave muito bem os alimentos (verduras, frutas, vegetais);

    - Evite beber água que não seja potável.


    Tratamento

    O tratamento da diarreia geralmente requer a reposição de líquidos que foram perdidos, por conta da doença. Prefira beber mais água ou bebidas de reposição eletrolítica, como as bebidas esportivas. Há também a necessidade de uma alimentação mais balanceada. Em casos mais graves, você poderá optar por terapia intravenosa ou buscar um médico para um tratamento adequado.

    Se uma infecção bacteriana é a causa da sua diarreia, com a prescrição de um médico, você poderá optar por antibióticos e outros medicamentos – que variam conforme os sintomas, tipos e causas da doença.

    Lembre-se de nunca se automedicar sem o acompanhamento médico, pois isso pode causar outras complicações ou desencadear problemas intestinais mais sérios.

    Se ainda está preocupado com sua diarreia, procure o médico que melhor irá te atender aqui!


    Remédios indicados

    Floratil: Medicamento com ação probiótica, indicado como auxiliar no tratamento de diarreias de diferentes causas e na restauração da flora intestinal.

    • Abretia

      Abretia

      4 apresentações
      sem oferta :(
      sem oferta :(