Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Donaren: saiba tudo sobre este antidepressivo!

    Donaren: saiba tudo sobre este antidepressivo!

    O Donaren é um medicamento antidepressivo que ajuda a diminuir os sintomas da doença como choro frequente e tristeza constante atuando no sistema nervoso central e também pode ser usado no controle da agressividade em pacientes com autismo ou atraso mental.

    Seu princípio ativo é o cloridrato de trazodona. A trazodona modifica as concentrações de duas substâncias naturais existentes no cérebro, a serotonina e a noradrenalina, promovendo a melhora dos sintomas associados à depressão. A trazodona é diferente quimicamente dos demais antidepressivos disponíveis. Embora a trazodona apresente certa semelhança com os benzodiazepínicos, fenotiazidas e antidepressivos tricíclicos, seu perfil farmacológico se destaca desta classe de drogas.

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!


    O que é

    É usado para tratar depressão com ou sem episódios de ansiedade, da dor associada à neuropatia diabética e de outros tipos de dores crônicas e no tratamento da depressão maior.

    A depressão é um distúrbio psicológico. Pacientes que sofrem com distúrbios de depressão apresentam uma tristeza profunda, perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que podem culminar em pensamentos suicidas.

    A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de ansiedade.

    Pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade sentem uma preocupação e medo extremos em situações simples da rotina, além de alguns sintomas físicos, o que atrapalha suas atividades cotidianas, já que eles são difíceis de controlar.

    Muitas pessoas acreditam que depressão e ansiedade são quadros opostos, mas isto não é verdade. Existem muitos estudos a cerca destas doenças, e o que se pode observar é que o diagnóstico de depressão pode passar para um quadro de ansiedade em 2% dos casos e no sentido contrário, ansiedade para a depressão em 24% dos casos.


    Composição

    Cada comprimido contém:

    Cloridrato de trazodona............ 50 mg 100 mg

    Excipientes* qsp.................... 1 comp 1 comp

    * Excipientes: fosfato de cálcio tribásico, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, lactose, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol e dióxido de titânio.


    Interações medicamentosas

    Interação medicamento - medicamento:

    Há relatos de alterações nos exames de coagulação em pacientes recebendo varfarina e trazodona.

    A trazodona na dose de 175 mg/dia modera o efeito da heparina.

    O uso concomitante com álcool ou medicamentos que causam sono (outros depressores do sistema nervoso central) pode causar depressão excessiva do sistema nervoso central e diminuição importante da atenção. O uso concomitante de anti-hipertensivos (medicamentos usados para diminuir a pressão arterial) pode causar queda importante da pressão (hipotensão grave).

    Há relatos da ocorrência de aumento nas concentrações de digoxina e fenitoína no sangue de pacientes que recebem trazodona juntamente com um desses medicamentos.

    Foi descrito um caso de possível intoxicação por digoxina precipitada pela trazodona em um paciente idoso, portanto sugere-se especial cuidado nestes casos.

    Se você utiliza algum dos medicamentos citados acima, fale com seu médico para que ele ajuste a dose do Donaren se necessário.

    Os inibidores da MAO podem aumentar os eventos adversos dos antidepressivos inibidores de recaptação da serotonina, como a trazodona.

    Interações medicamentos-substâncias químicas:

    A trazodona pode intensificar o efeito do álcool, de barbitúricos e de outros depressores do sistema nervoso central.


    Nomes comerciais

    Este medicamento pode ser encontrado sob a forma genérica (trazodona) ou através dos nomes comerciais a seguir:

    • Loredon;

    • Donaren;

    • Donaren Retard


    Formas de tomar

    O cloridrato de trazodona deve ser tomado logo após uma refeição ou um pequeno lanche. O alívio sintomático pode ser observado durante a primeira semana, com efeitos antidepressivos efetivos em geral evidentes dentro de 2 semanas (até 4 semanas).

    Adultos:

    Sugere-se que você tome uma dose inicial de 50 a 150 mg/dia, por via oral, dividida em 2 vezes ao dia (de 12 em 12 horas) ou uma única tomada antes de dormir. A dose pode ser aumentada em 50 mg/dia a cada 3 ou 4 dias, se necessário e tolerada. A dose máxima para pacientes ambulatoriais não excede normalmente 400mg/dia em doses divididas. Para pacientes hospitalizados (isto é, pacientes mais gravemente deprimidos) pode-se administrar até 600 mg/dia em doses divididas. Doses maiores do que 800 mg só devem ser usadas em casos muito severos.

    Idosos:

    Você deve iniciar com 75 mg/dia, via oral em doses divididas, aumentando-se gradativamente com intervalos de 3 ou 4dias.

    Manutenção:

    A dosagem durante terapia de manutenção prolongada deve ser mantida no nível mais baixo de eficiência. Uma vez obtida uma resposta adequada, deve-se reduzir gradualmente a dosagem, com ajuste subseqüente dependendo da reação terapêutica.

    Embora não tenha havido nenhuma avaliação sistemática da eficácia da trazodona além de 6 semanas, é recomendado em geral que o tratamento com drogas antidepressivas tenha a duração de vários meses.


    Efeitos colaterais

    O Donaren pode causar alguns efeitos colaterais, os mais comuns são:

    Embora seja com menos frequência, pode ainda ocorrer:

    • Edema;

    • Agitação;

    • Ataxia;

    • Confusão;

    • Desorientação;

    • Diminuição de memória;

    • Enxaqueca;

    • Suores noturnos;

    • Diminuição do apetite sexual;

    • Prisão de ventre;

    • Dor abdominal;

    • Diminuição do paladar;

    • Vômito;

    • Distúrbios na ejaculação;

    • Vontade frequente para urinar;

    • Dores musculares;

    • Dor nas costas;

    • Tremores;

    • Turvação da visão;

    • Falta de ar.

    Consulte um médico se algum destes sintomas for grave e/ou não desaparecer.


    Gravidez

    O risco/benefício do uso de Donaren deve ser considerado, em conjunto com o seu médico durante a gravidez, por isso, avise o seu médico caso você esteja grávida ou tentando engravidar. Se você estiver amamentando, o uso deste medicamento não é indicado.


    Contraindicações

    Você não deve usar este medicamento se apresentar (hipersensibilidade) alergia à trazodona ou a qualquer um dos componentes da fórmula.

    Está contraindicado o uso deste fármaco concomitantemente ou dentro de 14 dias da interrupção do tratamento com medicamentos inibidores da enzima monoamino oxidase (MAO). Também está contraindicado o seu uso em pacientes recebendo o antibiótico linezolida. Também não é recomendado para pacientes em fase de recuperação de um infarto do miocárdio.

    Caso você exerça atividade que requeira atenção ou que opere máquinas, observe com cuidado o seu estado geral para evitar acidentes. Muitos antidepressivos podem diminuir a capacidade mental e/ou física exigidas para o desempenho de tarefas potencialmente perigosas, tais como dirigir veículos ou operar máquinas.


    • Cetoconazol

      Cetoconazol

      43 apresentações
      R$ 4,46
      R$ 4,46