Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Dramavit: O medicamento que alivia náuseas e outros sintomas. Veja a bula!

    Dramavit: O medicamento que alivia náuseas e outros sintomas. Veja a bula!

    Dramavit é um medicamento indicado para:

    Profilaxia e tratamento de náuseas e vômitos em geral, dentre os quais:

    - Náuseas e vômitos da gravidez.

    - Náuseas, vômitos e tonturas causados pela doença do movimento – cinetose.

    - Náuseas e vômitos pós-tratamentos radioterápicos e em pré e pós-operatórios, incluindo vômitos pós cirurgias do trato gastrintestinal.

    No controle profilático e na terapêutica da crise aguda dos transtornos da função vestibular e ou vertiginosos, de origem central ou periférica, incluindo labirintites.

    O que é?

    Dramavit contém o anti-histamínico dimenidrinato. Não se conhece com exatidão o mecanismo pelo qual o medicamento controla os enjoos, vômitos e tonturas de diversas origens, mas admite-se que inibe diretamente o centro do vômito e as funções do labirinto no cérebro.

    O início da ação deste medicamento ocorre 15 a 30 minutos após sua administração oral. A duração da ação persiste por quatro a seis horas.

    Interações medicamentosas:

    Pode ocorrer potencialização dos depressores do sistema nervoso central, como os tranquilizantes, antidepressivos, sedativos. Evitar o uso concomitante com inibidores da monoaminoxidase e levodopa. Evitar o uso com medicamentos ototóxicos, pois pode mascarar os sintomas de ototoxicidade.

    O uso concomitante da piridoxina e contraceptivos orais, hidralazina, isoniazida ou penicilamina pode aumentar as necessidades de piridoxina. O dimenidrinato pode causar uma elevação falso-positiva nos níveis de teofilina, quando a teofilina é medida através de alguns métodos de radioimunoensaio.

    A ingestão concomitante com outras substâncias: evitar o uso do produto concomitantemente a bebidas alcoólicas, pois o dimenidrinato pode potencializar os efeitos neurológicos do álcool. Não há restrições quanto ao uso do produto com alimentos.

    Nomes comerciais:

    Dimenidrin; Dramavit; Dramin Capsgel; Dramin Comprimido; Dramin Solução Oral; Dimenidrinato; Emebrid; Hemareg; e Neodrin.

    Como usar?

    Dramavit deve ser engolido com água em quantidade suficiente. Este medicamento pode ser tomado imediatamente antes ou durante as refeições.

    Em caso de viagem, usar a medicação de maneira preventiva, com pelo menos meia hora de antecedência.

    Formas de tomar:

    Adulto acima de 12 anos

    1 comprimido a cada 4 a 6 horas, não excedendo 400mg (4 comprimidos) de dimenidrinato em 24 horas.

    Na insuficiência hepática

    Caso você tenha insuficiência hepática (fígado), avise seu médico, pois ele pode considerar reduzir a dose de Dramavit.

    Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

    Composição:

    Cada mL da solução gotas contém:

    Dimenidrinato ........................................................................25mg

    Cloridrato de piridoxina (vitamina B6) ....................................5mg

    Veículo q.s.p. ........................................................................1mL

    (corante Vermelho 40, aroma artificial de cereja AR, metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol, sacarina sódica, benzoato de sódio e água).

    Cada mL da solução corresponde a 20 gotas. Cada gota da solução contém: - 1,25mg de Dimenidrinato - 0,25 mg de cloridrato de piridoxina

    Efeitos colaterais:

    Este medicamento pode causar as seguintes reações adversas:

    Reação muito comum (> 1/10):

    Sedação e sonolência.

    Reação comum (> 1/100 e < 1/10):

    Cefaleia.

    Reação muito rara (< 1/10.000):

    Relatos isolados de erupção cutânea fixa e púrpura anafilática O dimenidrinato pertence a uma classe de anti-histamínicos que também pode causar efeitos antimuscarínicos, como por exemplo, visão turva, boca seca e retenção urinária.

    Outras reações adversas que podem ser causadas por esta classe de medicamentos são: tontura, insônia e irritabilidade. Porém, especificamente para o dimenidrinato, a documentação de tais sintomas na literatura científica é pobre ou inexistente.

    Gravidez:

    O dimenidrinato é considerado seguro para uso durante a lactação. Assim como outros antagonistas H1, o dimenidrinato é excretado no leite materno em quantidades mensuráveis. Entretanto, não há dados avaliando os efeitos do fármaco em lactentes de mães em uso do medicamento.

    Em geral, os anti-histamínicos são relativamente seguros para administração no período de lactação, no entanto, é o médico quem deve avaliar a necessidade do seu uso, da suspensão do uso do medicamento ou da interrupção da amamentação.

    Categoria B de Risco na Gravidez – Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

    Superdosagem:

    Em casos da ingestão de uma dose excessiva do medicamento (superdose), podem ocorrer os seguintes sintomas:

    - Sonolência intensa;

    - Taquicardia ou disritmia;

    - Dispneia e espessamento da secreção brônquica;

    - Confusão;

    -Alucinações;

    -Convulsões - podendo chegar à depressão respiratória e coma. Não se conhece um antídoto específico.

    Devem ser adotadas as medidas habituais de controle das funções vitais e tratamento sintomático de suporte: administração de oxigênio e de fluidos intravenosos; lavagem gástrica; redução da absorção (carvão ativado – 30g/240 ml de água); indução do vômito (cautela para evitar aspiração); controlar a pressão arterial (vasopressores - dopamina ou noradrenalina; não usar adrenalina); nas convulsões usar um benzodiazepínico IV. Na depressão respiratória e coma, podem ser necessários procedimentos de ressuscitação (não utilizar estimulantes/analépticos, pois podem causar convulsões).

    • Ibuprofeno

      Ibuprofeno

      47 apresentações
      R$ 2,50
      R$ 2,50

    Contraindicações:

    Você não deve tomar Dramavit se tiver alergia ao dimenidrinato ou aos outros componentes da fórmula.

    Pacientes com porfiria (distúrbio caracterizado por quantidades excessivas dos pigmentos porfirinas no sangue e na urina) não devem usar o medicamento.

    Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.