Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Femina: saiba mais sobre este anticoncepcional!

    Femina: saiba mais sobre este anticoncepcional!

    Femina é um medicamento contraceptivo oral – que também podemos chamar de pílula anticoncepcional. Ela age inibindo a ovulação, sendo eficaz na prevenção da gravidez indesejada, no controle de menstruações irregulares e também no tratamento da TPM.

    Os contraceptivos orais são muito potentes e eficazes quando utilizados corretamente – com uso diário e sempre no mesmo horário, conforme posologia e orientação médica. Mas em alguns casos, mesmo que sejam raros, há relatos de gravidez em mulheres que utilizaram de contraceptivos orais.


    O que é

    Femina é uma pílula anticoncepcional que contém as substâncias ativas o estrogênio etinilestradiol e progestágeno desogestrel, sendo utilizada para evitar a gravidez e regularizar a menstruação. É um anticoncepcional oral combinado (pílula combinada). Cada comprimido contém uma pequena quantidade de dois diferentes hormônios femininos: o desogestrel (um progestagênio) e o etinilestradiol (um estrogênio).

    Por causa das pequenas quantidades de hormônios, este medicamento é considerado um anticoncepcional oral de dose baixa. Como todos os comprimidos da cartela combinam os mesmos hormônios na mesma dose, ele é considerado um anticoncepcional oral combinado monofásico.

    A pílula combinada também pode apresentar benefícios não anticoncepcionais à saúde além de reduzir o risco de gravidez, como: O seu período de menstruação pode ser encurtado e a perda de sangue pode ser menos intensa, consequentemente, o risco de anemia pode ser mais baixo. As cólicas menstruais podem ser menos intensas ou podem desaparecer completamente.

    Além disso, alguns distúrbios graves são menos frequentemente em usuárias de pílulas, como: Doença benigna da mama, cistos ovarianos, infecções pélvicas (doença inflamatória pélvica), gravidez ectópica (gravidez na qual o embrião se instala fora do útero) e câncer de endométrio (espessamento da camada interna do útero) e de ovário.

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!


    Composição

    Cada comprimido revestido contém:

    desogestrel ...........150 mcg

    etinilestradiol ...... 20mcg

    * Excipientes: amido, povidona, ácido esteárico, estearato de magnésio, dióxido de silício, dextroalfatocoferol, lactose monoidratada, propilenoglicol, macrogol, hipromelose e corante amarelo D&C nº.10.


    Interações medicamentosas

    Uso concomitante com outras substâncias:

    Alguns medicamentos podem impedir que a pílula funcione adequadamente. Entre eles estão aqueles utilizados para tratamento da epilepsia (por ex., primidona, fenitoína, barbituratos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato); da tuberculose (por ex., rifampicina); de infecções por HIV (por ex.: ritonavir); antibióticos (por ex., ampicilina, tetraciclinas, griseofulvina) para algumas outras doenças infecciosas; e medicamentos à base da planta Erva de São João (Hypericum Perforatum, usada principalmente para o tratamento de depressão).

    As pílulas também podem interferir na ação de outros medicamentos (por exemplo, ciclosporina e lamotrigina). Informe ao seu médico ou farmacêutico se você estiver tomando ou tomou recentemente qualquer outro medicamento ou produtos fitoterápicos, mesmo aqueles que não foram receitados. Informe também qualquer médico ou dentista que lhe prescrever outro medicamento, que você está usando Femina. Eles irão lhe dizer se é preciso que você adote precauções anticoncepcionais adicionais e, em caso afirmativo, por quanto tempo.


    Nomes Comerciais

    Este medicamento pode ser visto sob a forma genérica ou através dos nomes comerciais a seguir:

    • Minian;

    • Primera 20;

    • Dioless;

    • Primera 30;

    • Gracial;

    • Mercilon;

    • Mercilon Conti;

    • Microdiol;

    • Desodiol;

    • Malú.


    Formas de tomar

    A cartela de Femina contém 21 comprimidos. Nela, cada comprimido é marcado com o dia da semana no qual deve ser tomado. Tome por via oral o comprimido sempre no mesmo horário, diariamente, com algum líquido, se necessário. Siga as setas indicadas na cartela até que todos os 21 comprimidos tenham sido tomados. Durante os 7 dias seguintes você não toma nenhum comprimido.

    A menstruação deve se iniciar durante esses 7 dias (sangramento de privação). Geralmente, a menstruação inicia-se no 2° ou 3° dia depois do último comprimido da cartela de Femina. Comece a tomar os comprimidos da próxima cartela no 8° dia, mesmo que a sua menstruação não tenha acabado. Isso significa que você vai sempre iniciar a nova cartela no mesmo dia da semana e também que vai apresentar sangramento de privação aproximadamente nos mesmos dias, a cada mês.


    Efeitos colaterais

    O Femina pode causar alguns efeitos colaterais, os mais comuns são:


    Contraindicações

    Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres nas seguintes condições:

    • Se tem ou teve um coágulo (trombose) em um vaso sanguíneo da perna, pulmões (embolia) ou outras partes do corpo.

    • Se tem ou teve um ataque cardíaco ou derrame cerebral.

    • Se tem ou teve alguma condição que possa ser o primeiro sinal de um ataque cardíaco (tais como angina do peito ou dor no peito) ou derrame (tais como uma crise isquêmica transitória ou pequeno derrame reversível).

    • Se tem um distúrbio da coagulação do sangue (por exemplo, deficiência de proteína C).

    • Se tem (ou teve) um tipo de enxaqueca chamada “enxaqueca com aura”.

    • Se tem diabetes melitus com alterações dos vasos sanguíneos.

    • Se tem um fator de risco grave, ou vários fatores de risco para desenvolver trombose, isso também pode ser uma razão para não usar este medicamento.

    • Se tem ou teve pancreatite (inflamação do pâncreas) associada com níveis elevados de substâncias gordurosas no sangue.

    • Se tem icterícia (pele amarelada) ou doença grave do fígado.

    • Se tem ou teve câncer que possa crescer por influência dos hormônios sexuais (por exemplo, câncer de mama ou dos órgãos genitais).

    • Se tem ou teve um tumor no fígado.

    • Se tem algum sangramento vaginal não explicado.

    • Se tem alergia a quaisquer dos ingredientes da fórmula deste medicamento.


    • Isotretinoína

      Isotretinoína

      5 apresentações
      R$ 29,90
      R$ 29,90