Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Hidroquinona: saiba tudo sobre esta pomada!

    Hidroquinona: saiba tudo sobre esta pomada!

    A Hidroquinona é um composto orgânico aromático e o princípio ativo de uma pomada que serve para uniformizar o tom da pele diminuindo a produção de melanina onde ela é aplicada.

    É indicada principalmente no clareamento gradual de manchas na pele, como melasmas, sardas, melanoses solares, e outras condições dermatológicas em que ocorrem hiperpigmentação por produção excessiva de melanina, como pintas e manchas em geral.

    Após o clareamento da pele, deve-se evitar exposição das áreas tratadas ao sol com a aplicação de protetores ou bloqueadores solares, ou pelo uso de roupas protetoras a fim de prevenir a repigmentação.


    O que é

    Este medicamento é indicado no clareamento gradual de melasmas ou cloasmas (manchas acastanhadas provocadas pelo sol ou por fontes artificiais de irradiação, que comprometem o rosto, sendo comuns em homens e mulheres. A Hidroquinona uniformiza o tom da pele porque atua diretamente nas células produtoras de melanina (os melanócitos), bloqueando a produção e aumentando a degradação dos melanossomos, os corpúsculos intra-celulares que armazenam a melanina. Este medicamento também bloqueia a ação da enzima tirosinase, que tem participação na formação da melanina.

    Nas mulheres, podem estar associadas à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais orais), sardas (manchas acastanhadas provocadas pelo sol, que aparecem em pessoas muito jovens e de pele muito clara, normalmente na face, comuns já desde a infância), melanose solar (manchas acastanhadas provocadas pelo sol, que aparece em áreas expostas da pele, como dorso das mãos, antebraços e colo, geralmente em pessoas adultas ou idosas que expuseram muito ao sol), e em outras condições nas quais ocorrem hiperpigmentação cutânea por produção excessiva de melanina.

    A melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.

    As melanoses solares são manchas escuras, de coloração castanho a marrom, geralmente pequeninas mas que podem chegar a alguns centímetros de tamanho. Elas surgem apenas nas áreas que ficam muito expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros. São mais frequentes em pessoas de pele clara e vão aumentando conforme o avanço da idade.

    Já as sardas são manchas causadas pelo aumento da melanina (pigmento que dá cor à pele) na pele e que também existe uma tendência familiar e surgem principalmente nas pessoas de pele clara (fototipo I e II) e pessoas com cabelo ruivo. Geralmente, elas são causadas pela exposição continuada da pele ao sol e tendem a escurecer mais durante o verão.

    Para avaliar a hipersensibilidade do paciente ao produto, sugere-se aplicá-lo inicialmente em uma pequena parte de pele íntegra, na área que apresenta as manchas ou próxima a ela, por 24 horas. O aparecimento de leve vermelhidão não é necessariamente uma contra indicação, mas o tratamento deve ser suspenso se ocorrerem reações como prurido, inflamação excessiva ou formação de vesículas (bolhas) ou qualquer efeito colateral que não seja normalmente esperado com o uso deste medicamento.

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!


    Composição

    Este medicamento pode ser encontrada em duas formas: creme ou gel.

    Creme:

    Creme de 40 mg/g em embalagens contendo 1 bisnaga com 10 g, 15 g, 28 g, 30 g ou 45 g.

    Composição:

    Cada grama do creme contém:

    Hidroquinona……………...40,0 mg

    Excipientes* q.s.p………...1,0 g

    *Propilparabeno, metilparabeno, metabissulfito de sódio, edetato dissódico di-hidratado, ácido ascórbico, benzofenona, octinoxato, octissalato, ácido cítrico, palmitato de isopropila, propilenoglicol, álcool cetoestearílico, laurilsulfato de sódio, miristilsulfato de sódio, água purificada.

    Gel:

    Gel de 40 mg/g em embalagens contendo 1 bisnaga com 10 g, 20 g ou 30 g.

    Cada grama do gel contém:

    Hidroquinona……………...40,0 mg

    Excipientes* q.s.p………...1,0 g

    *Carbômer 980, metilparabeno, metabissulfito de sódio, edetato dissódico di-hidratato, propilenoglicol, trometamol, água purificada.


    Interações medicamentosas

    O uso combinado de Hidroquinona com produtos contendo peróxido (peróxido de benzoila, água oxigenada) pode provocar escurecimento transitório da pele nas áreas tratadas. Este escurecimento pode ser revertido com a interrupção do uso concomitante das preparações e pela limpeza normal das áreas atingidas.

    Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

    Não utilize este medicamento junto com outros produtos sem orientação médica, pois isto pode aumentar o risco de reações adversas.


    Remédios que têm hidroquinona em sua composição

    Claquinona, Claripel, Cleankinol, Glyquin XM, Hidropeek, Hormoskin, Hormoskin, Lumiderm, Solaquin, Suavicid, Triderm, Tri-Luma, Trinulox, Vitacid Plus.


    Nomes comerciais

    Este medicamento pode ser encontrado sob a forma genérica ou através dos nomes comerciais a seguir:

    • Claquinona;

    • Cleankinol;

    • Lumiderm;

    • Claripel;

    • Hidropeek;

    • Solaquin;


    Formas de usar

    Aplicar uma fina camada de Hidroquinona (gel ou creme) na área a ser tratada, duas vezes ao dia, ou a critério médico. Sempre evitando exposição da área ao sol para evitar manchas e não deve ser utilizada em grandes áreas do corpo.


    Efeitos colaterais

    A hidroquinona pode causar alguns efeitos colaterais, os mais comuns são:

    • Hipersensibilidade na área de uso;

    • Dermatite de contato;

    • Hiperpigmentação no caso de exposição solar;

    • Manchas escuras nas unhas;

    • Sensação leve de queimação;

    • Vermelhidão na pele.

    • Coceira na área de uso;

    • Ressecamento da pele;

    Outras reações menos frequentes, como ocronose exógena e manchas marrons reversíveis nas unhas, também podem surgir.Além disso, o uso prolongado deste fármaco pode causar o surgimento de manchas marrom escuras ou preto-azuladas nos locais de aplicação.

    Consulte um médico se algum destes sintomas for grave e/ou não desaparecer.


    Gravidez

    A segurança do produto em gestantes e mulheres em fase de amamentação ainda não foi estabelecida e, portanto, a relação risco-benefício deve ser avaliada para o uso do produto nestas condições. Caso você esteja grávida ou esteja amamentando, consulte seu dermatologista para verificar se você pode fazer uso deste medicamento.


    Contraindicações

    A Hidroquinona é contraindicada a pacientes hipersensíveis ao princípio ativo ou a qualquer componente de sua fórmula.


    • Buscopan

      Buscopan

      3 apresentações
      R$ 9,91
      R$ 9,91