Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Isotretinoína: saiba sobre todos os benefícios deste medicamento!

    Isotretinoína: saiba sobre todos os benefícios deste medicamento!

    O medicamento isotretinoína é muito indicado para o tratamento do fotoenvelhecimento cutâneo – já que ele proporciona uma melhora em alguns sinais associados a esta condição, como as linhas de expressão, rugas, manchas e aspereza da pele do rosto.

    Seu formato em creme é especialmente indicado para pacientes com a derme muito sensível ou seca. O medicamento em destaque também pode ser indicado para o tratamento de acne vulgar leve ou moderada – sendo efetivo no tratamento de lesões inflamatórias e não-inflamatórias.

    Esse é um produto exclusivo para o uso tópico, e nunca deve ser ingerido! Outros cosméticos não-oleosos podem ser utilizados, desde que a área da pele a ser tratada com o medicamento em destaque esteja limpa e seca antes da aplicação do produto. Converse melhor com seu médico ou dermatologista sobre o tratamento!

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!


    O que é

    Uma porção muito pequena de isotretinoína tópica entra em contato com a circulação sanguínea após seu uso normal, portanto, a probabilidade de efeitos sistêmicos ocorrerem é bastante remota. As reações adversas a substância geralmente ocorre no local da aplicação.

    O mecanismo de ação dos retinoídes para o tratamento de acne vulgar ainda não são totalmente conhecidos – mas estudos apontaram que sua atividade pode estar relacionada a inibição da queratinização folicular e atividade anti-inflamatória.

    Quanto ao seu mecanismo de ação no fotoenvelhecimento cutâneo, não há nada muito bem estabelecido. Porém, os retinóides demonstraram que podem aumentar a espessura epidermal e da camada granular, reduzindo o conteúdo de melanina e compactar o estrato córneo – podendo estar relacionado ainda com a síntese dérmica de colágeno.

    Lembre-se, o medicamento em destaque deve ser administrado junto a um médico – pois ele irá ditar a redução ou aumento da dosagem de acordo com o tratamento. Procure o melhor profissional da área da saúde para atendê-lo aqui!


    Interações medicamentosas

    O uso concomitante de medicamentos tópicos com Isotretinoína deve ser realizado com cautela, pois pode ocorrer efeito irritante acumulativo.

    Preparações tópicas com agentes descamativos (por exemplo, peróxido de benzoíla) ou abrasivos devem ser utilizados com especial cautela.


    Remédios com isotretinoína em sua composição

    Acnova; Isotrat; Isotrex; Isotrexin; Isotrexol e Roacutan.


    Nomes Comerciais

    Este medicamento pode ser visto sob a forma genérica ou através dos nomes comerciais a seguir:

    - Acnova;

    - Isotrex;

    - Isotrat;

    - Roacutan.


    Formas de tomar

    A posologia do medicamento mencionado no artigo depende da idade e do quadro clínico do paciente:

    Recomenda-se limpar a pele antes da aplicação, espelhando uma quantidade suficiente para cobrir toda a área afetada – essa administração deve ser feita uma vez ao dia, de preferência no período noturno.

    O medicamento em destaque deve ser aplicado topicamente uma vez ao dia ou conforme a orientação de um dermatologista. Uma vez que o medicamento é aberto, os tubos devem ser usados dentro de três meses e qualquer resíduo que tenha sobrado após este período deve ser descartado. Caso haja esquecimento da administração do medicamento, volte a proceder a aplicação assim que possível!

    O período de duração do tratamento de acne pode chegar a 12 semanas, enquanto o tratamento das linhas de expressão, aspereza da pele e hiperpigmentação chega a 24 semanas.


    Efeitos colaterais

    O medicamento em destaque pode provocar algumas reações adversas, como queimação, irritação, eritema, descamação e prurido nos locais de aplicação. Caso os sintomas se mantenham e haja muita irritação, é recomendado conversar com um médico sobre o tratamento e interromper a administração do creme.


    Contraindicações

    O medicamento em destaque é contraindicado para pacientes que possuem hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer outro componente presente na fórmula do produto. Além disso, não se deve utilizar em áreas da pele que estejam inflamadas – como em casos de eczema agudo, rosácea ou dermatite aguda.

    Precauções

    Isotretinoína, em seu princípio ativo, contém uma base alcoólica que pode causar irritação aos olhos, sensação de prurido e ardência em membranas mucosas ou outras superfícies sensíveis. Irritação local e descamação cutânea podem ocorrer dentro de duas a três semanas de tratamento, sendo importante destacar que estas reações estão relacionadas ao mecanismo de ação do medicamento em destaque no tratamento da acne e fotoenvelhecimento.

    Os produtos não devem ser aplicados na pele eczematosa, esfoliada ou que apresente queimadura solar e em outros locais sensíveis como membranas mucosas, lábios, boca, olhos e ângulos do nariz.

    A aplicação em áreas sensíveis como o pescoço deve ser feita com cautela. O uso de outros produtos tópicos com a mesma finalidade terapêutica deverá ser feito com precaução, pois pode ocorrer um efeito irritante cumulativo, especialmente com o uso de produtos contendo agentes abrasivos e descamantes.

    Evitar a exposição excessiva de áreas tratadas com isotretinoína à luz solar ou a lâmpadas ultravioletas. Se a exposição à luz solar não puder ser evitada, utilizar um protetor solar com FPS de, no mínimo, 15. Quando possível as áreas tratadas devem ser cobertas com tecidos. Pacientes com queimadura solar não devem usar o medicamento em destaque devido a possibilidade de aumento à sensibilidade à luz solar.


    Resultados de Eficácia

    Um estudo multicêntrico, duplo-cego conduzido em 268 pacientes com acne leve a moderada comparou isotretinoína 0,05% gel com seu veículo. Os pacientes foram tratados durante 14 semanas, 2 vezes ao dia. O medicamento em destaque provou ser estatisticamente mais eficaz que o veículo, reduzindo as lesões inflamatórias depois de 5 semanas e as não inflamatórias e acne grave após 8 semanas.

    Um estudo duplo-cego foi conduzido em 800 pacientes com fotodano moderado a grave. Os pacientes aplicaram o medicamento em destaque 0,1% ou o veículo no rosto, antebraço e mãos à noite por 36 semanas. Os resultados demonstraram uma melhora na aparência da pele tratada com o medicamento em destaque quando comparada com a pele tratada com o veículo. A aplicação tópica do medicamento em destaque é eficaz e bem tolerada no tratamento de pele fotodanificada.