Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Mupirocina: saiba tudo sobre esta pomada antibacteriana e antibiótica!

    Mupirocina: saiba tudo sobre esta pomada antibacteriana e antibiótica!

    A mupirocina é uma pomada de aplicação local, com atividade contra os organismos responsáveis pela maior parte das infecções de pele.

    Muito indicada, principalmente, para o tratamento tópico de infecções na pele, como impetigo, foliculite e furunculose, causadas por microorganismos sensíveis à substância ativa.

    Também pode ser indicado para prevenção de infecção em ferimentos e queimaduras leves, seguindo critério do médico.

    Antibióticos são medicamentos utilizados especificamente para a eliminação de bactérias sem danificar as células de nosso corpo. Existem diversos tipos de antibióticos diferentes para que haja efeito em todo tipo de bactéria prejudicial ao nosso organismo. Eles são medicamentos que funcionam exclusivamente em bactérias e não são capazes de eliminar vírus e fungos.


    O que é

    É usada para tratar vários tipos de infecções na pele, como foliculite ou impetigo, com sua forte ação antibacteriana.

    Como antibiótico tópico (ou seja, para ser aplicado diretamente na pele), elimina germes contaminantes, agindo contra os micro-organismos responsáveis pela maior parte das infecções de pele. Este medicamento começa a fazer efeito assim que você passa a pomada na pele. Consulte seu médico caso não observe melhora dentro de 3 a 5 dias após o início do tratamento.

    Foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. Geralmente, é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados.

    Impetigo é uma infecção cutânea, altamente contagiosa, causada por dois diferentes germes: o Staphylococcus aureus, uma bactéria gram-positiva, com o formato aproximado de um cacho de uva, que pode formar colônias na pele e nas narinas de pessoas saudáveis.

    Já a furunculose se caracteriza pelo aparecimento recorrente de furúnculos. Furúnculo é um processo inflamatório, causado por infecção por Staphylococcus. É facilmente reconhecido por envolver áreas grandes e elevadas além de ser extremamente doloroso. Eles aparecem mais frequentemente, nas mamas, nas nádegas, face ou pescoço. Geralmente os furúnculos apresentam pus no centro e eliminam um líquido esbranquiçado e que pode ter vestígios de sangue. Pode provocar febre elevada.

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!


    Composição

    Cada g da pomada contém:

    Mupirocina _____________________________________20 mg

    Excipientes q.s.p. ________________________________1 g

    (Excipientes: macrogol.)


    Interações medicamentosas

    Não há relatos sobre interações com medicamentos, alimentos ou exames laboratoriais. Por isso, informe seu médico caso você esteja fazendo uso de qualquer medicamento.


    Nomes comerciais

    Este medicamento pode ser encontrado sob a forma genérica ou através dos nomes comerciais a seguir:

    • Bacrocin;

    • Bactroneo;

    • Supirocin;

    • Bactroban;

    • Bactocin;

    • Dermoban.


    Formas de tomar

    A pomada deve ser aplicada na região afetada. A área tratada pode ser coberta com um curativo não-oclusivo ou oclusivo, se desejado.

    Após aplicação da pomada, deve lavar as mãos e ao fim do tratamento, deve-se descartar o que restou do produto.

    A pomada não deve ser misturada com outras preparações, já que há o risco de diluição, resultando em uma redução na atividade antibacteriana e potencial perda de estabilidade da mupirocina na pomada.

    Posologia:

    Crianças e adultos:

    A pomada deve ser aplicada na área afetada até três vezes ao dia e por no máximo dez dias, dependendo da resposta do fármaco no paciente.


    Efeitos colaterais

    A Mupirocina pode causar alguns efeitos colaterais, os mais comuns são:

    • Ardência;

    • Coceira;

    • Vermelhidão;

    • Sensação de picada;

    • Secura da área de aplicação.

    Além disso, podem também ocorrer reações de sensibilização cutânea a qualquer um dos componentes da fórmula. Consulte um médico se algum destes sintomas for grave e/ou não desaparecer.


    Precauções

    No caso raro de uma possível reação de sensibilização, ou irritação local grave ocorrer com o uso deste produto, o tratamento deve ser descontinuado. O produto deve ser removido, e um tratamento alternativo apropriado para a infecção deve ser instituído.

    Assim como ocorre com outros produtos antibacterianos, o uso prolongado da pomada, pode favorecer o crescimento de organismos não susceptíveis.

    Foram reportados casos de colite pseudomembranosa com o uso de antibióticos e pode variar de leve à fatal.

    Entretanto, é importante considerar este diagnóstico em pacientes que desenvolverem diarreia durante ou após o uso de antibióticos. Embora seja pouco provável ocorrer com o uso de Mupirocina aplicada topicamente, se ocorrer diarreia prolongada ou significativa ou o paciente apresentar cólicas abdominais, o tratamento deve ser descontinuado imediatamente e o paciente deve ser posteriormente examinado.


    Gravidez

    Não há informações sobre o uso deste medicamento na gravidez, porém o uso deste medicamento não é recomendado durante a gravidez ou em mulheres que estejam amamentando. Se ocorrer gravidez durante ou logo após o tratamento com este medicamento, o uso deve ser interrompido e o médico comunicado imediatamente.

    Se você estiver amamentando, informe seu médico. Apesar de não haver informações sobre a excreção deste medicamento pelo leite materno, se um mamilo rachado tiver que ser tratado com este medicamento, deve ser cuidadosamente lavado antes da amamentação.

    Este medicamento não deve ser usado por gestantes sem orientação médica ou do cirurgião dentista.


    Contraindicações

    Este fármaco é contraindicado para gestantes e mulheres que estão amamentando, assim como também não é recomendado para pacientes com hipersensibilidade (alergia) à mupirocina, outras pomadas que contenham esses mesmos componentes. ou a qualquer componentes da fórmula.

    O macrogol pode ser absorvido através de feridas abertas na pele e é excretado pelos rins. Como ocorre com outras pomadas à base de macrogol, a pomada deve ser usada com precaução em pacientes com insuficiência renal moderada ou grave.

    Este medicamento também não é indicado para: Uso oftálmico, uso intranasal, uso em conjunto com cânulas ou no local da punção venosa central.


    • Clinagel

      Clinagel

      1 apresentações
      sem oferta :(
      sem oferta :(