Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Nebacetin: conheça seu mecanismo de ação e suas contraindicações!

    Nebacetin: conheça seu mecanismo de ação e suas contraindicações!

    Apresentação do medicamento

    Nebacetin é uma pomada dermatológica contendo 5mg/g de sulfato de neomicina e 250UI/g de bacitracina zíncica. Embalagens com uma bisnaga de 15g ou 50g.

    Uso: Adulto e pediátrico / Aplicar diretamente na região em que está o mal que quer se curar

    Composição

    Cada grama da pomada contém 5mg de sulfato de neomicina (equivalente a 3,5mg de neomicina base) e 250UI de bacitracina zíncica.

    Excipientes: álcool cetílico, petrolato líquido e petrolato branco.

    Indicação

    Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pelos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras na pele) e nas queimaduras de pele.

    Esta pomada também é indicada para prevenir infecções de pele e/ou de mucosas após ferimentos, cortes (inclusive de cirurgias) e queimaduras pequenas.

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!

    Como este medicamento funciona

    Este fármaco contém dois antibióticos, a neomicina e a bacitracina zíncica, que juntos inibem o crescimento de vários tipos de bactérias, principalmente as que costumam causar infecções de pele e de mucosas. Por isto, nebacetin é eficaz para tratar e para prevenir infecções de pele e de mucosas.

    Os efeitos da pomada começam logo após sua aplicação. Na maioria dos casos, pode-se observar a melhora da lesão cerca de dois ou três dias após o início do tratamento. Contudo, a resposta ao tratamento depende, dentre outros fatores, do tamanho e tipo da lesão e da defesa do organismo do paciente. Caso não seja observada uma melhora, informe seu médico.

    Quando não usar este medicamento

    Você não deve usar esta pomada se tiver alergia à neomicina, aos antibióticos aminoglicosídeos e outros componentes da fórmula.

    Você também não deve usá-la se tiver perda da função dos rins (insuficiência renal grave) ou se você já teve ou tem problemas de audição ou de equilíbrio (sistema labiríntico).

    O que saber antes de usar este medicamento

    Se você tiver doenças neuromusculares, como por exemplo, Myasthenia gravis e utilizar medicamentos relaxantes musculares ao mesmo tempo, somente use este medicamento após a avaliação do seu médico.

    Se você já usou antibióticos aminoglicosídeos (por exemplo, a canamicina e/ou a estreptomicina) ou se você usa ao mesmo tempo nebacetin e outros antibióticos aminoglicosídeos, somente use esta pomada após a avaliação do seu médico, pois pode haver uma maior chance de aparecerem efeitos colaterais.

    Aplicar nebacetin em grandes feridas na pele, pode fazer com que haja uma maior absorção do medicamento para o sangue. Nos casos em que esta absorção é muito grande, e principalmente se você já tem problemas na função dos rins, ou se você usa outros medicamentos que podem alterar a função dos rins ou da audição, podem ocorrer eventualmente problemas nos rins ou de audição.

    Precauções

    Gravidez e amamentação

    Se você estiver grávida, não utilize este medicamento sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

    Idosos

    Não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso desta pomada em pessoas idosas.

    Superdose

    A ocorrência de superdose é pouco provável pela via de administração tópica e pelo fato dos princípios ativos serem virtualmente isentos de absorção sistêmica. Caso uma dose excessiva do medicamento seja utilizada, lavar o local com água e sabão neutro ou com soro fisiológico, e secar com gaze.

    Nos casos de intensa superdose, podem ocorrer efeitos ototóxicos que podem resultar na perda completa da audição.

    ATENÇÃO: Procure assistência médica, caso apareçam reações indesejáveis!

    Como usar este medicamento

    Modo de usar

    Aplique uma fina camada do produto, de duas a cinco vezes ao dia com o auxílio de uma gaze. Mantenha o tratamento por mais 2 a 3 dias, após os sintomas terem desaparecido. Para que não ocorra um excesso da absorção do medicamento para o sangue, quando você aplicar a pomada em grandes áreas ou queimaduras, o tratamento deve ser feito por poucos dias (no máximo 8 a 10 dias).

    Como usar

    Antes de aplicar o produto, lave a região afetada com água e sabão e seque cuidadosamente o local. Depois da aplicação, você pode proteger a região tratada com gaze.

    Interação medicamentosa

    Pelo risco de danos ototóxicos e nefrotóxicos, é importante evitar o uso simultâneo com outras drogas potencialmente prejudiciais aos ouvidos ou aos rins, tais como os antibióticos aminoglicosídeos, as cefalosporinas, a anfotericina B, a ciclosporina, o metoxiflurano ou os diuréticos de alça.

    Os antibióticos aminoglicosídeos podem potencializar muito a ação de relaxantes musculares.

    Reações adversas

    Reação comum: Podem ocorrer reações alérgicas locais, limitadas ao local de aplicação em cerca de 1,5% dos pacientes.

    Como a dose recomendada é baixa, geralmente não se espera nenhum efeito tóxico. Porém, nos casos de intensa superdose, podem ocorrer efeitos ototóxicos que podem resultar na perda completa da audição.

    Quando o produto é absorvido sistemicamente, a neomicina pode causar insuficiência renal, danos no aparelho auditivo e no sistema labiríntico. Embora o dano renal (albuminúria, aumento do nitrogênio não proteico e cilindrúria) seja reversível, os danos no aparelho auditivo não são. Deve-se lembrar que os danos preexistentes no parênquima renal, com consequente redução da filtração glomerular, podem levar ao aumento dos níveis séricos de antibióticos e, assim, a efeitos deletérios no aparelho auditivo. Também podem ocorrer bloqueios neuromusculares, parestesias e dores musculares.

    Caso você esteja sentindo algum dos sintomas citados anteriormente, encontre um médico para tratar adequadamente do seu problema de saúde aqui.

    • Metronidazol

      Metronidazol

      30 apresentações
      R$ 4,60
      R$ 4,60