Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Neomicina: saiba tudo sobre este antibiótico!

    Neomicina: saiba tudo sobre este antibiótico!

    Neomicina é um antibiótico indicado para o tratamento e profilaxia das infecções da pele de quaisquer natureza, inclusive feridas traumáticas ou cirúrgicas.

    Deste modo, também é destinado ao tratamento de infecções da pele causadas por microorganismos sensíveis ao antibiótico como: Eczemas infectados, piodermites, furúnculos, abcessos e úlceras cutâneas.

    COMPARE AQUI OS MELHORES PREÇOS DE NEOMICINA

    • Transamin

      Transamin

      2 apresentações
      R$ 40,57
      R$ 40,57


    O que é

    É usada para tratar afecções de pele, onde se exigem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antimicótica, causadas por micro-organismos sensíveis como: dermatites de contato, dermatite atópica, dermatite seborreica, intertrigo, disidrose, neurodermatite.

    A neomicina atua combatendo as principais e mais comuns infecções da pele, inclusive traumática ou feridas cirúrgicas.

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!


    O que são antibióticos

    Esses medicamentos são muito utilizados para combater infecções causadas por bactérias – tratando ou diminuindo o crescimento de bactérias. Além disso, os antibióticos também podem ser chamados de antibacterianos.

    Eles ainda são considerados remédios poderosos e salvadores para pacientes que sofrem com certas infecções muito graves.

    Esse tipo de medicamento possui um mecanismo de ação que combate a bactéria, podendo fazer isso atacando a parede ou revestimento em torno da bacteriana, interferindo na produção das bactérias ou bloqueando a produção de proteínas nas bactérias.

    Apesar de toda sua ação eficaz, quando uma pessoa usa um antibiótico por muito tempo, a bactéria pode desenvolver uma resistência, fazendo com que determinado medicamento não funcione mais combatendo-a.


    Composição

    Cada g do creme dermatológico contém:

    sulfato de neomicina......................................................................................5 mg*

    base excipiente q.s.p.................................................................................................1 g Excipientes: petrolato branco, propilenoglicol, álcool cetoestearílico, cetomacrogol 1000, metilparabeno, propilparabeno e água purificada.


    Interações medicamentosas

    Podem ocorrer reações de hipersensibilidade (alergia) e com maior frequência quando se faz o uso concomitante com outros antibióticos aminoglicosídeos por via sistêmica.


    Nomes comerciais

    Este medicamento pode ser encontrado sob a forma genérica ou através dos nomes comerciais a seguir:

    • Neomicon;

    • Denason;

    • Lomicina;

    • Nemicina;

    • Neocetheo;

    • Neodermicina;

    • Neom;

    • Neomed;

    • Pomicina.


    Formas de tomar

    Modo de usar:

    O medicamento deve ser aplicado três vezes ao dia sobre a área lesada.

    Antes de aplicar o medicamento, deve-se lavar o local com água e sabão apropriado e secar bem.

    Pode-se utilizar ou não uma gase estéril oclusiva sobre o local.

    O Sulfato de neomicina (substância ativa) creme dermatológico deve ser aplicado sobre a área lesada.

    Antes de aplicar o medicamento, deve-se lavar o local com água e sabão apropriado e secar bem. Pode-se utilizar ou não uma gase estéril oclusiva sobre o local.


    Precauções

    Este medicamento não deve ser aplicado sobre queimaduras graves, feridas profundas ou extensas áreas, exceto sob prescrição médica.

    Pessoas que possuem sensibilidade conhecida aos componentes da formulação, podem desenvolver reação do tipo alérgica, portanto, não devem utilizar este medicamento.

    O uso em grandes extensões de queimaduras ou feridas profundas pode originar absorção sistêmica, por isso o risco deve ser avaliado pelo médico. A absorção sistêmica pode ser significativa e originar risco de ototoxicidade ou nefrotoxicidade.


    Efeitos colaterais

    A Neomicina pode causar alguns efeitos colaterais no local de aplicação, os mais comuns são:

    • Vermelhidão;

    • “Rash” cutâneo;

    • Coceira;

    • Inchaço.

    Consulte um médico se algum destes sintomas for grave e/ou não desaparecer:


    Características Farmacológicas

    A neomicina é um antibiótico de amplo espectro, um dos mais importantes antibióticos para uso tópico conhecido e seu mecanismo de ação se baseia na interferência da síntese protéica do microrganismo. Este medicamento pertence à família dos aminoglicosídeos, que é particularmente eficaz contra germes gram-negativos e, também, contra alguns germes gram-positivos como os estafilococos.

    Este antibiótico não é absorvido pela pele intacta, porém, quando aplicado em queimaduras de grande extensão ou feridas profundas, é facilmente absorvido.


    Gravidez

    Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

    Categoria de risco de gravidez C.


    Contraindicações

    O uso deste fármaco é contraindicado em pacientes com histórico de reações de sensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes presentes na fórmula. Também não está indicado para uso oftálmico.