Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    O que é Colágeno e como é absorvido pelo corpo?

    O que é Colágeno e como é absorvido pelo corpo?

    Antes de tudo, entenda o que é o colágeno:

    O colágeno é uma proteína essencial e *estrutural presente em nosso organismo. É o principal componente proteico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões representando cerca de 25% da proteína total e mais de 70% do peso seco da pele. Representa a maior classe de proteína fundamental insolúvel e está presente no tecido conjuntivo. Proveniente da matrix extracelular é encontrado em células de origem animal e não está presente nos vegetais.

    *Proteínas estruturais:são aquelas que possuem a função de promover a sustentação estrutural aos tecidos do organismo.

    Encontre aqui as melhores ofertas de Colágeno!

    Para que serve o colágeno?

    Suas principais funções são:

    • Manter as células dos tecidos unidas - fortalecendo o tecido;

    • Fazer parte do processo de cicatrização, como por exemplo em cirurgias ou cortes.

    As células que sintetizam o colágeno no nosso corpo são os chamados fibroblastos (na pele), os osteoblastos (no osso) e os condrócitos (nas cartilagens). O nosso organismo sintetiza o colágeno que é produzido normalmente em nosso organismo desde o nascimento.

    Sua deficiência, no entanto, começa a ser notada, com o passar dos anos, com a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea.

    O que são fibroblastos?

    Os fibroblastos são células da derme responsáveis por formar moléculas precursoras que, por sua vez, sintetizam o colágeno. Essas células são capazes de produzir outros componentes estruturais como a elastina e o ácido hialurônico.

    A formação e destruição do colágeno acontece na derme. Enzimas específicas (metaloproteinases) destroem o colágeno ao mesmo tempo que ocorre continuamente a sua renovação no decorrer das nossas vidas, para reparar e substituir os tecidos danificados ou para construir novas estruturas celulares.

    Os colágenos são particularmente importantes para a força e a resistência da pele, e as alterações em sua quantidade e estrutura são consideradas responsáveis pela formação das rugas, pela perda de hidratação e de maciez.

    Por isso, os níveis de colágeno são essenciais na pele para:

    • elasticidade;

    • maciez;

    • hidratação.

    À medida que a pele envelhece, os colágenos tornam-se mais e mais fragmentado pois as enzimas que quebram a proteína tornam-se mais ativas enquanto a produção pelos fibroblastos diminui. Como consequência, a pele aos 80 anos apresenta 4 vezes mais colágeno danificado do que uma pele com idade entre 21 a 30 anos.

    O corpo é capaz de produzir pelo menos 28 tipos diferentes de colágeno, mas os dois tipos que são chave para a saúde e a beleza da pele são os colágenos do tipo I e do tipo III.

    E os osteoblastos?

    Os osteoblastos são células que sintetizam a parte orgânica da matriz óssea (incluindo o colágeno do tipo I).

    Os ossos formam o esqueleto de suporte do nosso corpo e eles são compostos principalmente de uma matriz mineral e uma matriz orgânica. Proteínas colagênicas, principalmente colágeno tipo I, representam de 85% a 90% da matriz orgânica.

    Essa proteína é responsável pela ductilidade enquanto a matriz mineral dá a rigidez aos ossos. Alterações das propriedades dessa proteína podem portanto afetar as propriedades mecânicas dos ossos e aumentar a susceptibilidade à fratura.

    Os ossos são matéria viva e sofrem constante remodelação durante toda a vida. Este processo de remodelação óssea é auxiliado por células específicas denominadas osteoclastos de reabsorção e osteoblastos de formação. O desequilíbrio da remodelação óssea pode levar a osteopenia e, eventualmente, a osteoporose, caracterizada por uma diminuição da massa e da densidade óssea.

    Osteoporose é uma condição de fragilidade dos ossos, com o aumento da susceptibilidade à fratura pelo enfraquecimento dos ossos. Com a perda dessa proteína, os músculos ficam flácidos, os ossos diminuem em densidade mineral e as cartilagens perdem a sua força.

    Por fim, entenda o que são oscondrócitos/condroblastos:

    Os condroblastos (do grego chondros - cartilagem - e blastos - célula jovem) são células que fazem parte do tecido conjuntivo cartilaginoso. Essas células sintetizam a maior parte dos componentes da matriz, - as fibras de colágeno - que na cartilagem hialina e na cartilagem elástica são do tipo II (fibras mais finas).

    Como o colágeno é absorvido pelo corpo?

    Através da alimentação, podemos ajudar o nosso organismo a repor parte deste colágeno perdido. Do ponto de vista nutricional a proteína pode ser encontrada nas carnes vermelhas, frango ou peixe.

    Para sua melhor atuação recomenda-se o consumo concomitante com frutas ricas em vitamina C como o limão, laranja, acerola, pois esta vitamina tem um papel importante na síntese da proteína.

    Entretanto, o consumo destas fontes através da alimentação regular não é suficiente para repor as perdas. Um dos ingredientes naturais mais conhecidos para os ossos e para a saúde das articulações e pele são os peptídeos, obtidos naturalmente a partir de derivado da proteína.

    Quando falamos em absorção, a hidrólise é o processo de quebra das moléculas de proteína pela água. No entanto, quando hidrolisado, a proteína é absorvida mais fácil pelo organismo. Fato é que suplementação, para ter sucesso, deve ser feita com o acompanhamento e recomendação de um especialista.

    Ele é formado por glicina, prolina e lisina. Para juntar essas três proteínas, o organismo precisa de vitaminas C e D. Então, a alimentação rica nessas vitaminas facilita a absorção dessa proteína suplementada. Além da alimentação balanceada, a prática de exercício, sempre com acompanhamento, facilita o processo de absorção da proteína pelo organismo.

    • Cetoconazol

      Cetoconazol

      43 apresentações
      R$ 4,46
      R$ 4,46

    Antes de ir embora, nos siga nas redes sociais: Instagram/ Facebook/ Twitter:)