Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Ocitocina: tire suas dúvidas sobre o medicamento!

    Ocitocina: tire suas dúvidas sobre o medicamento!

    Ocitocina é um medicamento indicado apenas para mulheres, encontrado nos formatos de injetável e spray nasal. Além disso, o remédio pode ser usado na prevenção e tratamento do ingurgitamento lácteo das mamas e na prevenção da doença da mastite.

    O formato do medicamento em spray nasal é muito indicado para estimular a secreção de leite em mulheres que têm dificuldades para amamentar ou extrair seu leite.

    Já o ocitocina injetável pode ser indicado para o tratamento antes do parto – indução do parto por razões médicas (hipertensão ou ruptura prematura das membranas), estágios iniciais da gravidez como terapia auxiliar do aborto incompleto, retido ou inevitável e estímulo das contrações em casos de inércia uterina – e do pós-parto – como a prevenção e tratamento da atonia uterina e hemorragia, além da operação durante a retirada da criança.

    Você pode encontrar as mais variadas ofertas e promoções deste remédio em nosso site!


    O que é

    A ocitocina, também chamada de oxitocinona, é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na neurophipofise. Tem as principais funções de promover as contrações musculares uterinas, reduzindo o sangramento durante o parto, estimular as liberações de leite materno, desenvolver empatia com demais pessoas, produzir parte do prazer do orgasmo e modular a sensibilidade ao medo.

    Além disso, o medicamento em destaque possui ações periféricas hormonais e cerebrais – suas atividades são mediadas por receptores acoplados a proteína G, que pode requerer colesterol e magnésio para o bom funcionamento.

    O formato do medicamento em spray nasal tem o princípio ativo da ocitocina, que faz com que a secreção de leite seja eficaz, além de facilitar a amamentação e extração do leite da mama da paciente. Além disso, pode ocorrer o estímulo das contrações rítmicas do útero durante o parte e o pós-parto.

    Os excipientes presentes no formato em spray nasal são ácido cítrico, clorobutanol, cloreto de sódio, fosfato dissódico, glicerol, metilparabeno, propilparabeno, sorbitol e água.

    Os excipientes presentes nos componentes de ocitocina do formato de injetável são acetato de sódio, clorobutanol, álcool etílico, ácido acético e água.

    Lembre-se, o medicamento em destaque deve ser administrado junto a um médico – pois ele irá ditar a redução ou aumento da dosagem de acordo com o tratamento. Procure o melhor profissional da área da saúde para atendê-lo aqui!


    Interações medicamentosas

    Medicamento – Medicamento

    As interações disso são resultado do uso concomitante não recomendado.

    - Prostaglandinas e seus análogos: Prostaglandinas e seus análogos facilitam a contração do miométrio, portanto o medicamento em destaque pode potencializar a ação uterina das prostaglandinas e análogos e vice-versa.

    - Medicamentos que causam prolongamento do intervalo QT: A ocitocina deve ser considerada como potencialmente arritmogênica, particularmente em pacientes com outros fatores de risco para torsades de pointes, tais como medicamentos que prolongam o intervalo QT ou em pacientes com histórico de síndrome do QT longo.


    Medicamento – Interações a serem consideradas

    - Anestésicos inalatórios: Anestésicos inalatórios (ex.: ciclopropano, halotano, sevoflurano, desflurano) apresentam um efeito relaxante no útero e produzem uma notável inibição do tônus uterino e, portanto, podem diminuir o efeito uterotônico do medicamento em destaque.

    - Vasoconstritores/Simpatomiméticos: Ocitocina pode aumentar os efeitos vasopressores de vasoconstritores e simpatomiméticos, mesmo aqueles contidos em anestésicos locais.

    - Anestésicos caudais: Quando administrada durante ou após a anestesia epidural, o medicamento em destaque pode potencializar o efeito pressor dos agentes vasoconstritores simpaticomiméticos.


    Medicamento – Incompatibilidade

    Na ausência de estudos de incompatibilidade, o medicamento em destaque no formato de solução injetável não deve ser misturada com outros medicamentos durante a aplicação.


    Remédios com ocitocina em sua composição

    Oxiton (Solução injetável) e Syntocinon(Solução).


    Nomes Comerciais

    Este medicamento pode ser visto sob a forma genérica ou através dos nomes comerciais a seguir:

    - Oxiton;

    - Syntocinon(Spray nasal ou injetável);

    - Naox.


    Formas de tomar

    A posologia do medicamento mencionado no artigo depende da idade e do problema que o paciente está passando:

    Spray nasal

    Destampe o spray, mantendo o frasco em posição vertical, introduzido na narina e inalando devagar enquanto aperta firmemente o frasco. Mantenha o medicamento em locais frescos e longe de crianças.

    Recomenda-se uma dose de 1 nebulização, o que seria correspondente a 1 dose de 4 UI do medicamento indicado. Deve-se administrar de 2 a 5 minutos antes de amamentar o bebê ou de retirar o leite. Para uma melhor aplicação, a mulher deve estar sentada em algum local confortável.


    Injetável

    Recomenda-se que o medicamento seja administrado apenas em ambientes hospitalares com supervisão qualificada de algum profissional da saúde.


    Efeitos colaterais

    Os efeitos colaterais que a ocitocina por infusão para indução do parto ou estímulos de contrações, podem variar dependendo das doses – quando são excessivas, pode provocar um grande estímulo no útero, causando sofrimento fetal, asfixia ou até morte. Em outros casos, a superdosagem causa hipertonia, ruptura uterina ou tetania.

    O spray nasal provoca sintomas mais leves, como contrações dolorosas do útero. Converse com seu médico sobre as dosagens e os métodos, pois caso apresente algum desses sintomas, deve recorrer a outros tratamentos para evitar agravantes piores.


    Contraindicações

    Injetável

    O medicamento nesse formato é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a ocitocina ou a qualquer um dos excipientes do medicamento, que tenham hipertonia uterina, sofrimento fetal quando expulsão não é iminente ou quando se desaconselha o parto espontâneo ou o parto vaginal seja contraindicado.


    Spray Nasal

    Esse medicamento é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a ocitocina ou a qualquer componente da fórmula, gravidez, ou no controle do trabalho de parto. Além disso, o medicamento não deve ser administrado dentro de 6 horas depois da administração de prostaglandinas vaginais.