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    Ômega 3: É realmente necessário para o organismo?

    Ômega 3: É realmente necessário para o organismo?

    Antes de tudo, entenda o que é o Ômega 3:

    O ômega 3 são uma espécie de ácidos graxos, ou seja, gordura insaturada com ligações duplas na cadeia de hidrocarbonetos, e são tidos como o único tipo de gordura que o organismo humano não consegue sintetizar.

    Por esse motivo, são considerados essenciais e devem estar presentes no cardápio regularmente a fim de evitar uma deficiência do nutriente.

    Quais são as fontes de Ômega 3?

    Existem três tipos de ácidos graxos do tipo ômega 3:

    • Ácido alfa- linolênico (ALA): encontrado principalmente em óleos vegetais, nozes e nas sementes de linhaça, é o tipo de ácido graxo mais comum na alimentação brasileira;

    • Ácido eicosapentaenoico (EPA): obtido a partir do consumo de peixes (como o salmão) e leite;

    • Ácido docosa-hexaenoico (DHA): assim como o EPA, é também encontrado no óleo dos peixes, sendo conhecido como “ômega 3 marinho”

    O consumo é realmente essencial?

    A maior parte dos benefícios do ômega 3 está associada ao EPA e ao DHA, e não ao ácido alfa-linolênico, que é de origem vegetal. Como o corpo é capaz de converter o ALA em EPA e DHA apenas em pequena proporção, o ideal é priorizar o consumo de ômega 3 de origem animal.

    O ômega 3 é parte fundamental das membranas celulares, e pode interferir no mecanismo de sinalização presente em cada célula (receptor). Ou seja, o ácido graxo afeta a função dos receptores que se encontram na parte externa das células.

    Assim, são responsáveis diretos pela produção de hormônios que controlam a contração e o relaxamento das paredes de cada artéria. Estes hormônios atuam ainda nos processos metabólicos relacionados à coagulação e a alguns processos inflamatórios.

    Cientistas acreditam que, graças à atuação do ômega 3 nos processos inflamatórios e na regulação da função genética, o ácido graxo possa auxiliar na prevenção de problemas cardíacos, como infarto e arteriosclerose (condição que leva à obstrução do fluxo sanguíneo nas artérias).

    O ômega 3 pode ainda ajudar a reduzir inflamações associadas ao sobrepeso, reduzir as taxas de glicose sanguínea e melhorar quadros de artrite reumatoide e depressão.

    De maneira simplificada, pode-se afirmar que as principais propriedades do ômega 3 são:

    • Formação da retina ocular;

    • Síntese de hormônios;

    • Funcionamento adequado do sistema imunológico;

    • Formação das membranas celulares;

    • Combate às inflamações;

    • Manutenção da saúde da pele;

    • Composição da bainha de mielina dos neurônios;

    • Redução da pressão arterial;

    • Atuação na comunicação química entre as células nervosas.

    Composição:

    Ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosa-hexaenoico (DHA).

    Dose recomendada:

    É uma variante de idade, como visto nos tópicos a seguir:

    • Bebês dos 0 aos 12 meses: 500 mg;

    • Crianças de 1 a 3 anos: 700 mg;

    • Crianças de 4 a 8 anos: 900 mg;

    • Meninos de 9 a 13 anos: 1200 mg;

    • Meninas de 9 a 13 anos: 1000 mg;

    • Homens adultos e idosos: 1600 mg;

    • Mulheres adultas e idosas: 1100 mg;

    • Gestantes: 1400 mg;

    • Mulheres que amamentam: 1300 mg.

    Benefícios para gestantes:

    Pode ser recomendada a suplementação com o produto na gravidez, pois previne partos prematuros e melhora o desenvolvimento neurológico da criança, e nos bebês prematuros esta suplementação melhora suas capacidades cognitivas, visto que a deficiente ingestão dessa gordura está associada a menor QI do bebê.

    A suplementação com ômega durante a gravidez traz benefícios como:

    • Prevenir depressão materna;

    • Reduzir os casos de parto pré-maturo;

    • Menor risco de alergias e asma nas crianças;

    • Melhor desenvolvimento neurocognitivo nas crianças.

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