Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Protetor solar: saiba os cuidados para todas as épocas!

    Protetor solar: saiba os cuidados para todas as épocas!

    O protetor solar é uma das coisas mais indispensáveis na rotina do ser humano – tanto pelo apelo de proteger sua pele contra os raios UV, assim como para hidratar e impedir a derme de ressecar por conta do sol.

    Sendo assim, o protetor solar é uma substância – normalmente encontrada em formato de loção – que aplicados sob a pele com objetivo de protegê-la do sol, diminuindo as chances de queimaduras, manchas e até mesmo câncer de pele.

    Existem dois tipos de filtro solar: os químicos – que absorvem os raios ultravioleta – e os físicos – que refletem os raios ultravioleta.

    Você Sabia? Quanto mais clara a pele, maior deve ser o FPS do seu filtro solar!


    O que é

    Para sabermos mais como o protetor solar funciona, precisamos entender sobre os dois tipos de raios ultravioleta que existem: os raios UVA e UVB.

    Os raios UVB são os que causam danos nas camadas intermediárias da pele e não protegem contra os raios UVA – que são os que atingem as camadas mais profundas da pele, causando danos a longo prazo. Sendo assim, é sempre importante quando for comprar um filtro solar, observar se ele protege contra ambos os raios, os UVA e UVB.

    O FPS – fator de proteção solar – pode variar bastante. E apesar do filtro de menor FPS ser 2, o adequado é de, no mínimo, FPS 15. A aplicação do filtro deve ser feita 30 minutos antes da exposição ao sol, sendo necessário a reaplicação a cada 2 horas. A quantidade utilizada deve ser generosa, e não se deve esquecer os pés, orelhas, pescoço e nuca.


    Como escolher o FPS de seu protetor?

    O fator de proteção solar (popularmente conhecido como FPS) é considerada uma medida de laboratório que indica a efetividade do protetor solar – pois quanto mais alto for o valor do FPS, maior a proteção que o filtro solar irá oferecer contra os raios maléficos.

    O FPS pode indicar a relação entre o tempo que a pessoa pode ficar exposta à luz solar usando o filtro antes de se queimar e o tempo que ela pode ficar exposta à luz sem se queimar. Sendo assim, a proteção depende de alguns fatores:

    • · A quantidade do filtro que a pele consegue absorver;
    • · Cor da pele do usuário;
    • · Atividades do usuário (esportes, praia, natação e etc);
    • · Frequência e quantidade de reaplicação.

    Sempre que vemos um protetor solar, nos deparamos em suas embalagens com uma classificação numérica, que geralmente varia de 2 a 70. Quando se usa um filtro solar com um FPS de 10, a pele demora 10 vezes mais tempo para ficar vermelha ou queimar, do que se estivesse sem proteção alguma.

    Por exemplo: se a pele de uma pessoa sem filtro solar exposta ao sol, fica vermelha após 15 minutos, se essa mesma pessoa utilizar um filtro FPS 10, sua pele só ficará vermelha após 150 minutos.


    Como utilizar?

    Geralmente, para ter um melhor aproveitamento do protetor solar, é recomendado aplicar um volume de 1 colher de chá na região do pescoço e rosto; 1 a 2 colheres de chá para cada um dos braços; 4 colheres de chá para os pés e pernas e 2 a 3 colheres de chá para o colo e a região das costas.

    Limitar o uso do filtro solar apenas a uma vez ao dia não é o bastante para proteger a pele dos efeitos do sol – isso pois a substância não consegue permanecer na pele por mais de duas horas. Sendo assim, nunca se esqueça de aplicar o filtro solar ao sair de casa pela manhã, e reaplicá-lo ao longo do dia.

    Além disso, até mesmo a luz artificial pode oferecer riscos à saúde da sua pele – como rugas, linhas de expressão e até mesmo o câncer. Sendo assim, é sempre bom tornar o filtro solar algo indispensável mesmo enquanto trabalha – e não apenas enquanto se expõe no ar livre!


    Mecanismo de ação

    Os principais ingredientes dos filtros solares são moléculas aromáticas conjugadas com grupos carbonila. Essa estrutura geral permite à molécula absorver raios ultravioleta de alta energia e liberar a energia como raios de baixa energia, desse modo prevenindo o ultravioleta, que é danoso à pele, de atingi-la. Então, quando da exposição à luz UV, a maioria dos ingredientes – com a exceção do avobenzona – não sofrem uma modificação química significativa, permitindo a estes ingredientes reter o potencial de absorção de UV sem uma fotodegradação significante.

    O protetor físico, muitas vezes chamado de bloqueador solar, contém maior quantidade de dióxido de titânio, que cria uma barreira para a passagem dos raios UV, ou seja, funciona como um refletor – esses bloqueadores são aqueles que deixam uma camada branca sobre a pele, devido ao excesso de TiO2 (dióxido de titânio). Já os protetores químicos possuem substâncias que interagem com a radiação UV absorvendo-a e sofrendo mudanças em suas estruturas; assim a radiação UV é absorvida por essa fina camada de substâncias e não atinge os melanócitos - tais protetores não deixam aquela camada tão branca quanto os bloqueadores.


    Dicas

    • · É necessário usar filtros solares mesmo em temporadas de frio, como outono ou inverno, por exemplo;
    • · Aplique de 2 em 2 horas o filtro solar em tempos de sol excessivo;
    • · Não esqueça de aplicar nas áreas da sobrancelha e linhas de cabelo – uma das áreas onde mais ocorrem melanoma;
    • · Leia atentamente os rótulos sobre os filtros solares;
    • · Utilize o filtro solar até mesmo em locais fechados;
    • · Protetor solar e repelente são ótimos aliados, utilize-os sem medo!

    Protetores recomendados

    Avéne Cleanance: esse produto tem alta proteção contra raios UVA e UVB, tratando a pele oleosa. Controla a oleosidade por 9 horas, previne infecções e reforça a barreira cutânea. Também suaviza, acalmando e protegendo a pele. Conta também com ação antioxidante que compensa a perda de Vitamina E pelo sol, prevenindo o fotoenvelhecimento.

    • Maxsulid

      Maxsulid

      1 apresentações
      sem oferta :(
      sem oferta :(

    Panvel Solar: esse produto éenriquecido commanteiga de karité evitamina E, ele age contra as radiações UVA e UVB e hidrata intensamentea pele,sem deixá-la oleosa. Indicado para peles sensíveis e comqueimaduras solares, preserva a saúde e a regeneração natural da cútis durante e após a exposição ao sol.

    • Maxsulid

      Maxsulid

      1 apresentações
      sem oferta :(
      sem oferta :(

    Avéne Réflexe Solare

    • Maxsulid

      Maxsulid

      1 apresentações
      sem oferta :(
      sem oferta :(

    Needs: o produto foi desenvolvido com vitamina E, substância que conta com propriedades antioxidantes, cicatrizantes, hidratantes e antienvelhecimento. Ele protege a pele dos efeitos nocivos das radiações UVA e UVB. Além disso, tem textura agradável que não deixa a pele pegajosa.

    • Maxsulid

      Maxsulid

      1 apresentações
      sem oferta :(
      sem oferta :(