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    Saiba as alternativas para repor o colágeno no corpo!

    Saiba as alternativas para repor o colágeno no corpo!

    Aproximadamente um terço da proteína de nosso corpo é colágeno. Ele tem uma função estrutural que protege outros tecidos menos resistentes e permite a sua conexão com o esqueleto ósseo.

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    O que é e para que serve?

    É uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas. A função dessa proteína de origem animal é dar firmeza à pele, às cartilagens e, em geral, às estruturas do nosso corpo que não precisam da sustentação dos ossos, mas, sim, de um suporte.

    Esta proteína é muito importante para manter as células firmes e unidas, sendo não só importante para a pele mas também para outros tecidos como para a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações, melhorando a sua saúde.


    E o que é colágeno hidrolisado?

    É um suplemento alimentar, feito principalmente a partir de ossos e cartilagem bovina. Ele possui várias vantagens em sua ingestão, pois estimula a produção desta proteína pelo corpo.

    É recomendado principalmente para ajudar a manter a saúde dos tecidos e das articulações. A suplementação desta proteína é indicada para pessoas acima de 30 anos, mas também pode ser realizada antes, se houver recomendação médica.


    Quando devo usar?

    Os suplementos devem ser usados quando a concentração desta proteína diminui no corpo, causando sintomas como:

    • Diminuição da espessura dos fios de cabelo;

    • Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele;

    • Surgimento de rugas e de linhas de expressão;

    • Aparecimento de estrias;

    • Pele fina e desidratada;

    • Diminuição da densidade dos ossos como nos casos de osteopenia e osteoporose por exemplo;

    • Enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.

    Quando estes sintomas estão presentes, pode ser necessária a suplementação com suplementos como BioSlim ou Collagen, que vão ajudar a balancear os níveis no corpo.

    Além disso, estes produtos ricos em colágeno podem ser especialmente importantes a partir dos 50 anos de idade, quando ocorre uma redução drástica na produção da proteína pelo corpo, o que ao longo do tempo leva a uma aparência cada vez mais envelhecida. Porém, estes produtos apenas devem ser usados com acompanhamento do seu médico ou nutricionista, pois muitos suplementos de colágeno hidrolisado apresentam uma combinação de diferentes aminoácidos, vitaminas e minerais.


    Como repôr?

    Para repor a proteína no organismo, pode-se fazer uma alimentação rica neste nutrientes, sendo por isso importante consumir alimentos, como:

    • Carnes vermelhas;

    • Carnes brancas;

    • Gelatina;

    • Geleia de mocotó;- Queijo minas;

    • Ovos;

    • Queijo cottage.

    A melhor forma de combater o envelhecimento e manter a pele bem firme, é consumir diariamente estes alimentos ou suplementos alimentares de colágeno hidrolisado em cápsulas, pó ou comprimidos, que vão ajudar a repor os níveis da proteína em destaque no corpo.

    Porém, é preciso que tome sempre junto com alimentos ricos em vitamina C como laranja, kiwi, ananás ou mamão, pois é esta vitamina a responsável por permitir a absorção pelo organismo. Por isso, o recomendado é tomar as cápsulas ou o pó junto com um suco de laranja ou kiwi por exemplo, para garantir que seja devidamente absorvido pelo organismo.


    Quais são os benefícios?

    • Ajuda na hidratação e elasticidade da pele;

    • Fortalece o cabelo, unhas, ossos e articulações;

    • Dá saciedade, e portanto também ajuda na perda de peso;

    • Ajuda a evitar as chamadas úlceras de pressão, que são lesões que se formam na pele quando uma parte do corpo fica muito tempo na mesma posição;

    • Reduz o surgimento de rugas e ajuda a tratar as rugas que já estão presentes;

    • Trata cicatrizes;

    • Ajuda na saúde hormonal e na saúde dos dentes;

    • Reveste o intestino, evitando inflamações;

    • Ajuda a desintoxicar o fígado e curar os efeitos da ressaca no dia seguinte;

    • Melhora a resistência dos músculos;

    • Regula a produção de insulina.


    O que prejudica a absorção?

    • O consumo em excesso de açúcar e outros carboidratos refinados prejudicam a formação dessa proteína pelo organismo, após sua absorção.

    • A exposição excessiva ao sol, pode prejudicar a produção natural, pela exposição aos raios ultravioleta.

    • Uso de cigarro. Fumantes têm uma redução na produção desta proteína, os sinais de rugas precoces em fumantes é algo comum.


    Como potencializar o efeito?

    1. Não deixe os nutrientes essenciais de lado!

    O organismo depende de uma série de nutrientes para garantir que a produção natural da proteína ocorra normalmente. E este processo pode ser potencializado ao incluir alimentos na dieta que sejam ricos nesses nutrientes.

    Os principais deles são a vitamina C e o silício. A primeira pode ser encontrada, principalmente, em frutas e verduras. Já o silício pode ser encontrado em cereais integrais, como é o caso do arroz, aveia, manga e do repolho cru.

    A vitamina E também é importante neste processo, já que favorece a cicatrização e melhora a aparência da pele. Ela pode ser encontrada em óleos vegetais, na gema de ovo, fígado, carnes vermelhas, tomate, vegetais verdes e em frutas, principalmente kiwi, maçã e pêssego.

    2. Beba muita água!

    Água é fundamental para a saúde da pele. Não se esqueça: a desidratação também é refletida na pele, que acaba perdendo brilho e elasticidade. Por isso, beba muita água todos os dias para garantir que esse efeito negativo não ocorra.

    3. Aposte em cremes faciais!

    Além de comer bem e beber muita água, você também pode fazer uso de cremes faciais e protetores solares para evitar, retardar ou minimizar os efeitos do tempo e do meio ambiente sobre a pele.

    Todos sabemos que tomar sol é importantíssimo, até mesmo para garantir níveis adequados de vitamina D no organismo, mas é igualmente importante usar protetor solar no rosto para evitar um aspecto mais envelhecido da pele.

    4. Evite comer frituras!

    Quando os alimentos são fritos, o óleo acaba virando gordura trans. Essa gordura não tem finalidade útil no organismo, e pode acabar provocando inflamações e incitando a ação dos radicais livres, que afetam diretamente a produção de colágeno.

    Aí entra também a importância dos polifenóis, substâncias presentes em alguns alimentos e que têm potencial antioxidante, importante para combater os radicais livres e o envelhecimento precoce. Alguns alimentos que são ricos em polifenóis são: cebola, maçã, uva, linhaça, brócolis e chá verde, entre outros.

    5. Garanta uma boa noite de sono

    Dormir bem é extremamente benéfico para a qualidade da pele, afinal é durante a noite que o nosso organismo combate os radicais livres com mais eficiência e produz o hormônio do crescimento (GH), também responsável pela renovação celular.

    É durante o sono que as células organizam suas funções, descansam e reequilibram os estragos do dia, como os efeitos causados pelo sol, o vento e a poluição.