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    Saiba o que são as vitaminas do complexo B e quais são suas funções!

    Saiba o que são as vitaminas do complexo B e quais são suas funções!

    As vitaminas do complexo B são um grupo de nutrientes que desempenham muitos papéis importantes em seu corpo.

    A maioria das pessoas obtém as quantidades recomendadas dessas vitaminas apenas através da dieta, uma vez que elas são encontradas em uma grande variedade de alimentos.

    No entanto, fatores como idade, gravidez, escolhas alimentares, condições médicas, genética, medicação e uso de álcool aumentam a demanda do corpo por vitaminas B.

    Nestas circunstâncias, pode ser necessário suplementar o corpo com este tipo de vitaminas.

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    Quais são as vitaminas do complexo B?

    Suplementos do complexo B geralmente contêm todas as oito vitaminas do desse grupo de nutrientes em um comprimido.

    Estas vitaminas são solúveis em água, o que significa que o seu corpo não as armazena. Por esse motivo, sua dieta deve fornecê-los todos os dias.

    Estas vitaminas têm muitas funções importantes e são vitais para manter uma boa saúde.

    As vitaminas geralmente contém os seguinte os seguintes nutrientes:

    • B1 (tiamina): A tiamina desempenha um papel essencial no metabolismo, ajudando a converter nutrientes em energia. As fontes alimentares mais ricas incluem carne de porco, sementes de girassol e gérmen de trigo.
    • B2 (riboflavina): Riboflavina ajuda a converter alimentos em energia e também atua como um antioxidante. Alimentos mais ricos em riboflavina incluem carnes de órgãos, carne e cogumelos.
    • B3 (niacina): A niacina desempenha um papel na sinalização celular, metabolismo e produção e reparação de ADN. Fontes alimentares incluem frango, atum e lentilhas.
    • B5 (ácido pantotênico): Como outras vitaminas B, o ácido pantotênico ajuda o corpo a obter energia dos alimentos e também está envolvido na produção de hormônios e colesterol. Fígado, peixe, iogurte e abacate são boas fontes.
    • B6 (piridoxina): A piridoxina está envolvida no metabolismo de aminoácidos, na produção de glóbulos vermelhos e na criação de neurotransmissores. Os alimentos mais ricos nessa vitamina incluem grão de bico, salmão e batatas.
    • B7 (biotina): A biotina é essencial para o metabolismo de carboidratos e gorduras e regula a expressão gênica. Levedura, ovos, salmão, queijo e fígado estão entre as melhores fontes alimentares de biotina.
    • B9 (folato): O folato é necessário para o crescimento celular, o metabolismo de aminoácidos, a formação de glóbulos vermelhos e brancos e a divisão celular adequada. Pode ser encontrado em alimentos como folhas verdes, fígado e feijão ou em suplementos como ácido fólico.
    • B12 (cobalamina): Talvez a mais conhecida de todas as vitaminas B, B12, é vital para a função neurológica, produção de DNA e desenvolvimento de glóbulos vermelhos. A B12 é encontrada naturalmente em fontes animais, como carnes, ovos , frutos do mar e laticínios.

    Embora essas vitaminas compartilhem algumas características, todas elas têm funções únicas e são necessárias em quantidades diferentes.

    Resumo

    Suplementos de complexo B geralmente contêm todas as oito vitaminas B convenientemente embaladas em um comprimido.

    Quem deve tomar vitaminas do complexo B?

    Como as vitaminas B são encontradas em muitos alimentos, você provavelmente não corre o risco de desenvolver uma deficiência, desde que siga uma dieta equilibrada.

    No entanto, certas circunstâncias aumentam a necessidade de vitaminas B, tornando os suplementos necessários.

    Mulheres grávidas ou amamentando

    Durante a gravidez, a demanda por vitaminas B, particularmente B12 e folato, cresce para apoiar o desenvolvimento fetal.

    Em mulheres que estão grávidas ou amamentando, especialmente aquelas que seguem dietas vegetarianas ou veganas, a suplementação com uma vitamina deste grupo de nutrientes é crucial.

    A deficiência de B12 ou folato em mulheres grávidas ou que amamentam pode levar a danos neurológicos graves ou defeitos congênitos no feto ou na criança.

    Adultos mais velhos

    À medida que você envelhece, sua capacidade de absorver a vitamina B12 diminui e o apetite diminui, tornando difícil para algumas pessoas obterem B12 suficiente apenas com a dieta.

    A capacidade do organismo de liberar B12 dos alimentos para que ele possa ser absorvido depende de quantidades adequadas de ácido gástrico.

    No entanto, estima-se que 10 a 30% das pessoas com mais de 50 anos não produzem ácido estomacal suficiente para absorver adequadamente o B12 .

    Deficiência na B12 tem sido associada ao aumento das taxas de depressão e distúrbios do humor em idosos.

    Deficiências em vitamina B6 e folato também são comuns na população idosa.

    Aqueles com certas condições médicas

    Pessoas com certas condições médicas, como doença celíaca, câncer, doença de Crohn, alcoolismo, hipotireoidismo e anorexia, são mais suscetíveis a desenvolver deficiências nutricionais, incluindo vitaminas B.

    Além disso, a mutação genética da MTHFR pode afetar a forma como o corpo metaboliza o folato e pode levar a uma deficiência de folato e a outros problemas de saúde.

    Além disso, pessoas que passaram por certas cirurgias de perda de peso também têm maior probabilidade de apresentar deficiência de vitaminas do complexo B.

    Nestas circunstâncias, os pacientes são freqüentemente aconselhados a suplementar com uma vitamina do complexo B para corrigir ou evitar deficiências.

    Vegetarianos e veganos

    A vitamina B12 é encontrada naturalmente em produtos de origem animal, como carne, laticínios, ovos e frutos do mar.

    Vegans e vegetarianos estritos podem estar em risco de desenvolver uma deficiência de B12 se não obterem o suficiente desta vitamina através de alimentos fortificados ou suplementos.

    Uma vitamina diária do complexo B pode ajudar a garantir que as pessoas que escolhem seguir dietas que eliminam produtos de origem animal estejam obtendo o suficiente destes nutrientes importantes .

    Pessoas tomando certos medicamentos

    Medicamentos comumente prescritos podem levar a uma deficiência de vitaminas do complexo B.

    Por exemplo, os inibidores da bomba de prótons, que são medicamentos que diminuem o ácido estomacal, podem diminuir a absorção de vitamina B12, enquanto a metformina, uma droga popular para diabetes, pode diminuir os níveis de vitamina B12 e folato.

    Pílulas anticoncepcionais também podem esgotar várias vitaminas B, incluindo B6, B12, folato e riboflavina.

    Resumo

    Gravidez, condições médicas, cirurgias, mutações genéticas, medicamentos, restrição alimentar e idade podem afetar o modo como seu corpo absorve e usa vitaminas do complexo B.

    Caso você esteja sentindo algum dos sintomas citados anteriormente, encontre um médico para tratar adequadamente da sua condição aqui.