Economize em seus medicamentos

    Conheça o Dr. Entrega
    Tudo sobre o xarope Benatux

    Tudo sobre o xarope Benatux

    Quais as indicações de Benatux?

    Benatux xarope é indicado como tratamento adjuvante (auxiliar) nos quadros de afecções das vias aéreas superiores como tosse, irritação da garganta, faringite e rinites alérgicas.

    Qual a ação no organismo?

    Este medicamento associa em sua fórmula cloridrato de difenidramina que possui uma ação antialérgica e duas substâncias expectorantes, o cloreto de amônio e o citrato de sódio.

    Antes de utilizar, é importante saber:

    Pacientes portadores de insuficiência cardíaca congestiva, edema pulmonar, edema periférico e insuficiência renal crônica, podem apresentar descompensação do quadro clínico por ingestão de citrato de sódio.

    Além disso, este xarope deverá ser utilizado com precaução por pacientes com insuficiência hepática e pacientes com insuficiência renal, pois poderá induzir sedação indesejável e/ou provocar retenção urinária.

    Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos. Alguns pacientes podem apresentar sonolência durante o tratamento com anti-histamínicos.

    Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

    Como Armazenar?

    Benatux xarope deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da luz. Sua validade é de 36 meses a partir da data de fabricação, desde que observados os cuidados com a conservação.

    Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

    Apresentação

    Xarope límpido, de coloração rosa, odor característico e sabor menta.

    Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

    Nomes comerciais:

    Benalet TSC; Benatux Xarope; Difenidrin

    Qual a dose indicada?

    Adultos: 5 a 10 mL a cada 2 ou 3 horas.

    Crianças maiores de 2 anos: 2,5 a 5 mL a cada 3 horas.

    Anti-histamínicos comumente causam tonturas, sedação excessiva, síncope, estado tóxico confuso e hipotensão em pacientes idosos. Pode ser necessária a redução da dose nestes pacientes.

    Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.

    Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião dentista.

    Efeitos colaterais:

    Benatux xarope é geralmente bem tolerado. 

    As reações adversas apresentadas principalmente em pacientes hipersensíveis são por ordem de frequência: sonolência, vertigens, secura na boca, náuseas, vômitos, sedação, diminuição da secreção do muco, constipação e retenção urinária.

    Gravidez:

    A segurança para uso durante a gravidez não foi estabelecida. Benatux xarope deve ser utilizado apenas quando o potencial benefício superar o risco potencial para o feto. A difenidramina atravessa a placenta. Não deve ser utilizado durante o terceiro trimestre de gravidez; recém-nascidos e bebês prematuros podem ter reações graves como, por exemplo, convulsões.

    Além disso, também é contraindicado durante a lactação. 

    O cloridrato de difenidramina é excretado no leite materno e devido ao potencial de ocorrência de reações adversas em lactentes, principalmente recém-nascidos e prematuros, mulheres utilizando o xarope não devem amamentar.

    Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informe também se estiver amamentando.

    Situações contra-indicadas para o uso:

    • Este xarope é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula ou a outros anti-histamínicos;

    • Além disso, também é contraindicado a pacientes que apresentam deficiência da função hepática ou renal, pacientes com glaucoma de ângulo agudo, hipertrofia prostática com formação de urina residual, epilepsia, síndrome de QT longo congênita, bradicardia, hipomagnesemia, hipocalemia, feocromocitoma, arritmias cardíacas, ataque asmático agudo e a pacientes diabéticos devido à presença de açúcar entre os excipientes;

    • A combinação com tranquilizantes, sedativos hipnóticos, outros fármacos anticolinérgicos e/ou inibidores da MAO é contraindicado. Também é contraindicado em situações que exijam grande atenção mental, como a condução de veículos ou a operação de máquinas pesadas;

    • É contraindicado a mulheres que estejam amamentando, principalmente recém-nascidos e prematuros, devido ao risco do efeito anti-histamínico nas crianças;

    • Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informe também se estiver amamentando;

    • Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

    .