Seu carrinho ainda está vazio!

Busque um medicamento e adicione aqui para entregarmos os melhores preços.
Cenevit

Bula do Cenevit

1 apresentações
a partir de R$6,99 Ver ofertas

Laboratório

Ems

Apresentação de Cenevit

Comprimidos efervescentes de 1 g. Embalagem contendo 1 tubo com 10 comprimidos efervescentes sabor laranja. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO: Cada comprimido efervescente contém:

Composição

Concentração

IDR **

ácido ascórbico (vitamina C)

1000 mg

2222,22%

excipiente * q.s.p.

1 com. eferv.

-

*sorbitol, aspartamo, macrogol, essência de laranja, corante amarelo crepúsculo 6, corante alumínio laca amarelo crepúsculo 6, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, benzoato de sódio, ácido cítrico. ** Ingestão Diária Recomendada “Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina”.

Cenevit - Indicações

Cenevit® está indicado em todos os estados em que há deficiência ou aumento das necessidades de vitamina C no organismo.

Contra-indicações de Cenevit

Cenevit® é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade ao ácido ascórbico, nos casos de hiperoxalúria já que o oxalato é metabólito do ácido ascórbico e insuficiência renal.

Advertências

Em pacientes submetidos a dietas com restrição de sal, é necessário considerar que cada comprimido efervescente de Cenevit® 1g contém 208,5 mg de sódio. O uso de Cenevit® em pacientes renais crônicos deve ser avaliado. Doses altas podem causar anemia hemolítica nos deficientes de G6PD, aumentar a absorção de ferro nos pacientes com anemia sideroblástica, hemocromatose ou talassemia, causam o risco de precipitação de pedras de oxalato em pacientes com hiperoxalúria ou escalose, ou naqueles com cálculos renais. Megadoses podem produzir crise de anemia falciforme. “Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina”. “Cenevit® 1g não contém açúcar. Pode ser utilizado por diabéticos.”

Interações medicamentosas de Cenevit

Nos diabéticos, a vitamina C pode, sem modificar a glicemia, falsear a dosagem de açúcar na urina. A administração de vitamina C deve ser interrompida alguns dias antes do exame. Os contraceptivos orais reduzem os níveis de vitamina C no corpo através de oxidação, presumivelmente por meio de um nível aumentado de ceruloplasmina. Corticosteroides aumentam a oxidação. A calcitonita aumenta a velocidade da utilização da vitamina C. Os salicilatos inibem o transporte ativo através da parede intestinal. A tetraciclina inibe o metabolismo e reabsorção intracelular dos túbulos renais. O ácido acetilsalicílico, os barbitúricos e a tetraciclina aumentam a excreção de vitamina C na urina.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Cenevit

A vitamina C é bem tolerada. Altas doses podem causar diarreia e formação de cálculos renais de oxalato de cálcio. Doses diárias maiores a 600 mg podem apresentar ação diurética. A tolerância pode induzir o paciente a aumentar a dose. Reações alérgicas e idiossincrásicas não são impossíveis de ocorrer quando do uso de vitaminas. Caso ocorra qualquer reação desagradável, a administração de Cenevit® deve ser interrompida. Alterações de exames laboratoriais O ácido ascórbico, por ser uma substância redutora, pode interagir nos resultados dos exames patológicos de glicose, ácido úrico, creatinina e sangue oculto. Interromper a administração alguns dias antes de fazer o exame.

Cenevit - Posologia

Cenevit® tem sua dose recomendada de 1 comprimido ao dia. O comprimido efervescente deverá ser dissolvido em um copo com água.

Superdosagem

Não se têm descrito sintomas de intoxicação, porém por se tratar de vitamina hidrossolúvel, recomenda-se a suspensão da administração e a ingestão de líquidos, principalmente água.

Características farmacológicas

A vitamina C é indispensável para o perfeito funcionamento de todas as células. Desempenha importante papel no metabolismo celular, participando dos processos de óxido-redução. Através de sua atuação no transporte de elétrons, intervém em diversas reações metabólicas, tais como: hidroxilação da prolina durante a formação do tecido conjuntivo; oxidação das cadeias laterais de lisina em proteínas para fornecer hidroxitrimetil-lisina para a síntese de carnitina; síntese de noradrenalina e de hormônios corticoides pelas suprarrenais; conversão do ácido fólico em sua forma ativa de ácido folínico; metabolização microssomal de fármacos; metabolismo da tirosina. A vitamina C tem influências múltiplas sobre o sangue, os órgãos hematopoiéticos e vasos sanguíneos. Favorece a adesão das células endoteliais dos capilares, a ativação da trombina e estimula a atividade da medula óssea (produção de trombócitos, leucócitos e eritrócitos; absorção e aproveitamento do ferro; ativação do ácido fólico). O mau abastecimento orgânico de vitamina C pode ocorrer não só em consequência de alimentação deficiente, mas também devido a distúrbios de absorção, doenças infecciosas e ao estresse. A carência de vitamina C manifesta-se por cansaço, resistência diminuída a infecções, sangramentos mucosos e cutâneos, retardo no tempo de cicatrização de feridas, gengivite, perda de dentes, anemia e alterações cutâneas (hiperceratose, obstrução de folículos pilosos, etc).

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

PACIENTES IDOSOS Não constam na literatura relatos sobre advertências ou recomendações do uso adequado por pacientes idosos. SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Dizeres legais

Reg. MS: nº 1.6773.0019 Farm.Resp.: Dra. Luciana Colturato CRF-SP nº 37.943 LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. Rodovia SP-101, km 08 Hortolândia/SP – CEP 13186-901 CNPJ: 05.044.984/0001-26 INDÚSTRIA BRASILEIRA Fabricado por: EMS S/A. Rua Com. Carlo Mário Gardano, 450 S. B. do Campo/SP – CEP 09720-470 “Lote, Fabricação e Validade: vide cartucho”

Cenevit - Bula para o Paciente

Ação esperada do medicamento: Cenevit® contém vitamina C pura. Como as demais vitaminas, não é produzida pelo organismo, sendo encontrada em alguns alimentos. A vitamina C natural (dos alimentos) e a sintética (dos suplementos vitamínicos) são similares e possuem o mesmo poder de ação. A vitamina C está indicada como correção dos estados de carência de vitamina C. Cuidados de armazenamento: Manter à temperatura ambiente (15°C a 30°C). Proteger da luz e manter em lugar seco. Depois de aberto o produto deve ser mantido em recipiente hermeticamente fechado, protegido da luz e umidade, pois a vitamina C, quando exposta ao ar e a umidade, pode ter sua coloração alterada. Preserve a integridade da embalagem. Prazo de validade: O número de lote e as datas de fabricação e validade estão impressos no cartucho do medicamento. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Gravidez e lactação: Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DO CIRURGIÃO-DENTISTA. Cuidados de administração: Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas procure orientação médica. Interrupção no tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Reações adversas: Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Ingestão concomitante com outras substâncias: Os contraceptivos orais e os corticosteroides podem diminuir os níveis de vitamina C no corpo. O ácido acetilsalicílico, os barbitúricos e a tetraciclina aumentam a eliminação de vitamina C na urina. Contraindicações e precauções: Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. “Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina”. NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.